Memória e representações da cultura popular no Circo-teatro do Bebé no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i1.19579Palavras-chave:
cultura popular, circo-teatro, memória, representaçõesResumo
Resultado das reflexões acerca de uma pesquisa em processo, este artigo busca entrecruzar alguns conceitos e autores no que se refere à cultura popular, o circo-teatro, a memória e o riso. Assim, busca-se analisar o trabalho realizado pelo Teatro do Bebé, grupo teatral familiar e itinerante que atua na região de Pelotas no Rio Grande do Sul, do ponto de vista de sua formação e inserção junto às comunidades por onde passa. Discute-se o entrecruzamento de diferentes influências que conformam a memória do trabalho, onde se relacionam passado e presente na formação do trabalho do cômico. Nesse ínterim colocam-se as representações dessa atividade no meio em que se expressa, através da atuação social do riso e que faz parte da composição performativa do cômico Bebé.Downloads
Publicado
12-12-2013
Edição
Seção
Dossiê Cultura e poder: experiências contemporâneas
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Como Citar
Memória e representações da cultura popular no Circo-teatro do Bebé no Rio Grande do Sul. (2013). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 26(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i1.19579