Memória e representações da cultura popular no Circo-teatro do Bebé no Rio Grande do Sul

Autores

  • Darlan De Mamann Marchi Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Isabel Porto Nogueira Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i1.19579

Palavras-chave:

cultura popular, circo-teatro, memória, representações

Resumo

Resultado das reflexões acerca de uma pesquisa em processo, este artigo busca entrecruzar alguns conceitos e autores no que se refere à cultura popular, o circo-teatro, a memória e o riso. Assim, busca-se analisar o trabalho realizado pelo Teatro do Bebé, grupo teatral familiar e itinerante que atua na região de Pelotas no Rio Grande do Sul, do ponto de vista de sua formação e inserção junto às comunidades por onde passa. Discute-se o entrecruzamento de diferentes influências que conformam a memória do trabalho, onde se relacionam passado e presente na formação do trabalho do cômico. Nesse ínterim colocam-se as representações dessa atividade no meio em que se expressa, através da atuação social do riso e que faz parte da composição performativa do cômico Bebé.

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Biografia do Autor

Darlan De Mamann Marchi, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Possui graduação em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI Campus Santo

Isabel Porto Nogueira, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutora em História e Ciências da Música

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Publicado

12-12-2013

Como Citar

Marchi, D. D. M., & Nogueira, I. P. (2013). Memória e representações da cultura popular no Circo-teatro do Bebé no Rio Grande do Sul. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 26(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v26i1.19579

Edição

Seção

Dossiê Cultura e poder: experiências contemporâneas