FORMAÇÃO SOCIAL E TERRITORIAL DO BRASIL:

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

Resumo

O artigo apresentado é parte da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso. Apresenta a elaboração e aplicação do material didático intitulado “Formação Social e Territorial do Brasil”, um jogo de tabuleiro pensado e desenvolvido para ampliar e enriquecer o debate da educação das relações étnico-raciais no ensino de geografia. Tal jogo foi aplicado em duas turmas de sétimo ano, sendo uma escola de currículo formal quilombola, localizada na zona rural do município de Nossa Senhora do Livramento, e outra escola de currículo formal regular, localizada no perímetro urbano do município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso. Foi possível identificar a relevância das experiências sociais dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, a presença das diferentes realidades escolares, violências sociais sofridas, e a necessidade de desenvolver o conhecimento geográfico para a consolidação de um caminho metodológico para o ensino de Geografia.

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Biografia do Autor

Andréa dos Santos Penha, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Geografia pela Universidade Federeal de Mato Grosso.

Silvia Fernanda Cantóia, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso. 

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

PENHA, A. dos S. .; CANTÓIA, S. F. FORMAÇÃO SOCIAL E TERRITORIAL DO BRASIL:: ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 10, n. 2, p. 207–222, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/58172. Acesso em: 23 jul. 2024.