FORMAÇÃO SOCIAL E TERRITORIAL DO BRASIL:
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Resumo
O artigo apresentado é parte da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso. Apresenta a elaboração e aplicação do material didático intitulado “Formação Social e Territorial do Brasil”, um jogo de tabuleiro pensado e desenvolvido para ampliar e enriquecer o debate da educação das relações étnico-raciais no ensino de geografia. Tal jogo foi aplicado em duas turmas de sétimo ano, sendo uma escola de currículo formal quilombola, localizada na zona rural do município de Nossa Senhora do Livramento, e outra escola de currículo formal regular, localizada no perímetro urbano do município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso. Foi possível identificar a relevância das experiências sociais dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, a presença das diferentes realidades escolares, violências sociais sofridas, e a necessidade de desenvolver o conhecimento geográfico para a consolidação de um caminho metodológico para o ensino de Geografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.