Reflexões sobre a Formação Docente: perspectivas para um novo tempo
Abstract
Este trabalho tem por objetivo discutir as expectativas de mudanças na educação básica, enfocando alguns de seus aspectos e abordando a formação docente. Os fundamentados dessa formação docente devem ser os princípios da ética democrática, baseada na dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, para que os futuros profissionais atuem também como cidadãos. Â A reflexão e suas perspectivas no ensino são de grande importância para que possamos compreender as tendências para as questões educacionais. A atuação do professor será fundamental para que ele possa experimentar as situações de ensino à procura de processos que melhorem seu potencial educativo. As expectativas contracenam com a esperança que temos enquanto formador de formadores. Esperança que se expressa em um corpo docente mais engajado, na melhoria da qualidade de ensino, em melhores condições de trabalho, em uma infraestrutura adequada, no crescimento individual do docente e do reconhecimento do professor, entre outras.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.