Reflexões sobre a Formação Docente: perspectivas para um novo tempo

Autores

  • Vlademir Marim Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Clarice Gameiro da Fonseca Pachi Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir as expectativas de mudanças na educação básica, enfocando alguns de seus aspectos e abordando a formação docente. Os fundamentados dessa formação docente devem ser os princípios da ética democrática, baseada na dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, para que os futuros profissionais atuem também como cidadãos.  A reflexão e suas perspectivas no ensino são de grande importância para que possamos compreender as tendências para as questões educacionais. A atuação do professor será fundamental para que ele possa experimentar as situações de ensino à procura de processos que melhorem seu potencial educativo. As expectativas contracenam com a esperança que temos enquanto formador de formadores. Esperança que se expressa em um corpo docente mais engajado, na melhoria da qualidade de ensino, em melhores condições de trabalho, em uma infraestrutura adequada, no crescimento individual do docente e do reconhecimento do professor, entre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vlademir Marim, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Bacharel e Licenciado em Matemática, Pedagogo, Psicopedagogo, mestre e doutor em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia-MG, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP - curso de Matemática. Organizador do livro Educação Matemática: contextos e práticas docentes publicado pela editora Alínea/Campinas Coordena o Estágio Supervisionado do curso de Matemática e participa das Comissões da Biblioteca, Estágio Supervisionado e Mobilidade Acadêmica. Coordenador de Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Autor da Coleção Saber Matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental publicada pela editora FTD (PNLD/2013). Orienta alunos do Programa de Inciação Científica do Ensino Médio (2012/2013).

Downloads

Publicado

2013-12-29

Como Citar

MARIM, V.; PACHI, C. G. da F. Reflexões sobre a Formação Docente: perspectivas para um novo tempo. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 4, n. 2 S, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23432. Acesso em: 23 jul. 2024.