IDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PRODUZIDOS NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAPINÓPOLIS-MG.

Authors

  • Jussara Santos Rosendo Universidade Federal de Uberlândia - Facip
  • Laíse Luiz

Abstract

Impactos ambientais são decorrentes de qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente que afetam, entre outros fatores, a saúde, a segurança e o bem-estar da população. A geração de resíduos sólidos em áreas urbanas, aliada ao consumo excessivo, bem como a sua disposição final, são desafios enfrentados pelo poder público em diversos municípios brasileiros. O presente trabalho foi realizado no município de Capinópolis-MG, que faz parte da mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e microrregião de Ituiutaba-MG, a área urbana está localizada entre as coordenadas geográficas 49º.56' W e 18º.68' S. O principal objetivo foi identificar os impactos ambientais decorrentes da disposição em aterro controlado dos resíduos sólidos urbanos no município de Capinópolis-MG. Os resultados alcançados permitiram concluir que: a vida útil do aterro é relativamente pequena, pois sua capacidade de armazenamento tem previsão para se esgotar em poucos anos; o solo pode estar sendo contaminado pelo chorume; é perceptível o mau cheiro devido a decomposição dos resíduos e a proliferação de vetores; a possível existência de poluição do ar devido a formação de gases durante a decomposição dos resíduos e a morte de animais que ingerem resíduos transportados pelo vento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jussara Santos Rosendo, Universidade Federal de Uberlândia - Facip

Professora do curso de Geografia da FACIP/UFU, Ituiutaba-MG.

Published

2012-07-02

How to Cite

ROSENDO, J. S.; LUIZ, L. IDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PRODUZIDOS NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAPINÓPOLIS-MG. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 3, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/14503. Acesso em: 23 jul. 2024.