POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO HÍDRICA POR NECROCHORUME NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v12n1-a2021-59973

Resumo

O presente trabalho realizou um diagnóstico preliminar, identificando os riscos de contaminação hídrica por necrochorume em dois cemitérios na cidade de Mossoró/RN. A princípio, efetuou-se um levantamento bibliográfico acerca da contaminação hídrica por necrochorume. Em seguida, foram realizadas visitas in loco para observação sistemática do controle sanitário nos cemitérios São Sebastião e Novo Tempo, bem como coleta de dados primários para quantificação de efluente gerado. Foi realizada caracterização do ambiente hidrogeológico a partir dos perfis litológicos de poços situados nas áreas de estudo. Os resultados identificaram um estado de má conservação dos jazigos e gerenciamento inadequado de necrochorume em ambos os cemitérios. Verificou-se que os aquíferos analisados possuem natureza carstico-fissural e nível freático entre 8,5 e 15 m, podendo representar risco de contaminação por 2.220 e 2.400 L/mês de necrochorume produzido nos cemitérios São Sebastião e Novo Tempo, respectivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Ticiane Alves do Rêgo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciência e Tecnologia (2013 - 2018) e em Engenharia Ambiental e Sanitária (2018 - 2020) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atualmente é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN - UERN). Integra o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS - UFERSA).

Rafael Silva de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Participou do projeto Geografia escolar: cultura, cidadania e formação docente pelo Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado ao curso de Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Participou como professor voluntário no projeto de extensão Cursinho Popular Emancipa vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Integrou o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS-UFERSA). Integrou o projeto de fluxo contínuo As Redes de Lugares Turísticos do Litoral Norte do Polo Costa das Dunas (LAGHUM-UERN). Participa como Pesquisador voluntário no projeto Turismo de Negócio Pelo (PIBIC-UERN). Participa como pesquisador voluntário no projeto O Plano Diretor do município de Mossoró-RN como componente da política urbana local: o direito à cidade em questão (PIBIC-UERN). Participa como professor voluntário no Cursinho Popular Cidadania vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do projeto de extensão Tecendo Redes de Cidadania vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e Política ? DCSP da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Vinculado ao Laboratório de Geografia Humana (LAGHUM-UERN).

Natália de Oliveira Gomes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Atualmente é pesquisadora da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia

Filipe da Silva Peixoto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2012), mestrado em Geologia pela UFC (2016) e doutorado em Geologia pela UFC (2019). Atualmente é professor do departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UERN. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geoprocessamento e Hidrogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos hídricos no semiárido, águas urbanas, geoprocessamento aplicado aos recursos hídricos e a qualidade sanitária.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-06-28