Manejo da irrigação na cafeicultura irrigada por pivô central nas regiões norte do Espírito Santo e extremo sul da Bahia

Authors

  • Maurício Bonatto Alves de Sousa John Deere Water Brasil
  • Everardo Chartuni Mantovani Universidade Federal de Viçosa
  • José Geraldo Ferreira da Silva Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
  • Marcelo Rossi Vicente Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Gustavo Haddad Souza Vieira Universidade Federal de Viçosa
  • Antônio Alves Soares Universidade Federal de Viçosa

Abstract

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo analisar o manejo da irrigação na cafeicultura irrigada por pivô central na região Norte do Espírito Santo e Extremo Sul da Bahia. Em uma primeira etapa, três propriedades foram utilizadas para estudar o manejo de irrigação adotado, analisando-se a lâmina aplicada e o momento da irrigação. Para isso, foram feitas três avaliações consecutivas de manejo em cada uma das propriedades, determinando-se a umidade do solo antes da irrigação e a lâmina aplicada pelo sistema. Em todas as propriedades avaliadas nessa etapa foram detectadas falhas no manejo de irrigação adotado, com atraso nas irrigações e lâminas aplicadas inferiores às lâminas requeridas, proporcionando elevados valores de déficit. Na segunda etapa, fez-se um acompanhamento do manejo de irrigação em outras três propriedades selecionadas, durante o período de um ano, utilizando-se dados meteorológicos de estações locais e o aplicativo Irriplus. Foram detectadas falhas no manejo de irrigação nas três propriedades avaliadas, com déficits hídricos acentuados em importantes fases da cultura.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-08-30

How to Cite

SOUSA, M.B.A. de, MANTOVANI, E.C., SILVA, J.G.F. da, VICENTE, M.R., VIEIRA, G.H.S. and SOARES, A.A., 2011. Manejo da irrigação na cafeicultura irrigada por pivô central nas regiões norte do Espírito Santo e extremo sul da Bahia . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 4, pp. 581–590. [Accessed27 February 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/8145.

Issue

Section

Agricultural Sciences