Ocorrência de enteroparasitos em centros de educação infantil no Município de Patos de Minas, MG, Brasil

Authors

  • Luciana Pereira Silva Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Regildo Márcio Gonçalves da Silva Universidade Estadual Paulista - UNESP

Keywords:

Parasitoses intestinais, crianças, Centro de Educação Infantil

Abstract

Considerando a alta prevalência das doenças parasitárias no Brasil e sua estreita relação com o nível sócio-econômico e cultural da população, objetivou-se estabelecer a ocorrência de enteroparasitos em crianças de Centros de Educação Infantil (CEIs) do município de Patos de Minas (MG). Foram coletadas três amostras de fezes de 161 crianças entre zero a seis anos de idade. Utilizou-se os métodos de Lutz e Baermann-Moraes, visando à detecção de cistos de protozoários, ovos e larvas de helmintos. Exames coproparasitológicos realizados nas crianças de seis CEIs evidenciaram positividade de 73% para enteroparasitos. Os helmintos mais freqüentes foram: Ascaris lumbricoides (50%), Ancilostomídeos (22%) e Enterobius vermicularis (0,6%) e os protozoários foram: Entamoeba histolytica/E. dispar (22%) e Giardia lamblia (32%). Diante dos resultados obtidos, a elevada ocorrência de enteroparasitos evidenciou a necessidade de uma política sanitária, visando o combate às parasitoses intestinais e a aquisição de tratamentos específicos para a parasitose diagnosticada nas crianças contaminadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciana Pereira Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Sou graduada em Ciências Biológicas com título de licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Desde 2000-2007 atuei no Centro Universitário de Patos de Minas sendo responsável pela orientação de bolsas de iniciação científica no grupo de Estudo de Plantas Medicinais. Atualmente sou professora Doutora da Universidade Estadual Paulista UNESP- Campus Assis. Tenho experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Parasitologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: imunodiagnóstico, parasitoses intestinais, estrongiloidíase, neurocisticercose, mutagenese parasitária e atividade tripanocida de plantas medicinais.

Regildo Márcio Gonçalves da Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Possuo graduação em Bacharel Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestrado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (1999) e doutorado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Consultor da Revista Bioscience Journal e Acta Botanica Brasilica. Atualmete sou professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tenho experiência na área de Fisiologia vegetal, com ênfase em Plantas Medicinais. Produtos Naturais e Mutagênese Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, alelopatia e ecotoxicologia.

Published

2010-01-27

How to Cite

SILVA, L.P. and GONÇALVES DA SILVA, R.M., 2010. Ocorrência de enteroparasitos em centros de educação infantil no Município de Patos de Minas, MG, Brasil . Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 1. [Accessed20 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7038.

Issue

Section

Health Sciences