Mortalidade de Blattella germanica (L. 1767) (Blattodea: blattellidae) sob diferentes áreas e períodos de exposição a diferentes inseticidas

Authors

  • Renata Souza Parreira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Marcelo da Costa Ferreira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Nilza Maria Martinelli Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Irene Cristina da Silva Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Ana Paula Fernandes Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Gustavo da Nobrega Romani

Abstract

O presente trabalho teve por objetivo avaliar a mortalidade de Blattella germanica em condições de laboratório sob diferentes períodos e áreas de exposição em superfícies tratadas com alguns inseticidas. Os testes foram realizados em laboratório do Departamento de Fitossanidade da UNESP, Campus de Jaboticabal, S.P. A aplicação dos inseticidas foi realizada em torre de Potter sobre placas de Petri com três tempos de exposição (2, 8 e 32 min) e volume de 1 mL no primeiro experimento; e quatro áreas de exposição (25, 50, 75 e 100%) e volume de 0,5 mL no segundo experimento. Foram utilizados os inseticidas gammacyalotrine, bendiocarb, deltametrina, lambdacialotrina, alfacipermetrina, cipermetrina nas dosagens recomendadas pelos fabricantes, comparando com uma testemunha sem aplicação. Foram confinadas cinco baratas adultas sobre a placa para os dois experimentos. A avaliação da mortalidade foi feita 0, 1, 2, 4, 24, 48 e 72 horas após confinamento com a superfície tratada. Para o experimento período de exposição, os produtos tiveram uma boa eficiência e para a área de exposição o inseticida cipermetrina apresentou uma maior mortalidade. Em relação aos períodos de exposição todos tempos tiveram uma mortalidade eficiente e em relação á área de exposição a maior mortalidade foi para a maior área.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-01-27

How to Cite

PARREIRA, R.S., FERREIRA, M. da C., MARTINELLI, N.M., SILVA, I.C. da, FERNANDES, A.P. and DA NOBREGA ROMANI, G., 2010. Mortalidade de Blattella germanica (L. 1767) (Blattodea: blattellidae) sob diferentes áreas e períodos de exposição a diferentes inseticidas . Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 1, pp. 40–51. [Accessed27 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7033.

Issue

Section

Agricultural Sciences