Uso do sistema de análises por infravermelho próximo (NIR) para análises de matéria orgânica e fração argila em solos e teores foliares de silício e nitrogênio em cana-de-açúcar

Authors

  • Gustavo Alves Santos
  • Alan Bueno Pereira
  • Gaspar Henrique Korndörfer

Keywords:

Análise de Solo, Análise Foliar

Abstract

Com o avanço da Agricultura de Precisão, é crescente a demanda por análises de solo e folhas na tentativa de se conhecer com a maior exatidão possível quais as condições de fertilidade e nutrição respectivamente e com isso, reduzir custos e aumentar a objetividade das adubações. O sistema de análises por Infravermelho Próximo (NIR) é extremamente rápido e permite análises múltiplas de constituintes simultaneamente, exige pouca mão-de-obra e possibilita menores custos, além de não ser poluente por não utilizar reagentes químicos. Este trabalho teve como objetivo a avaliação do equipamento NIR na determinação do teor de matéria orgânica (M.O.), argila de solos e teores foliares de silício e nitrogênio. O estudo foi realizado no laboratório da usina de cana-de-açúcar "Jalles Machado S.A" situada no município de Goianésia/GO. Foram utilizadas 122 amostras de diferentes tipos de solos e 47 amostras de folhas de cana-de-açúcar de sete variedades. Os estudos de correlação entre os resultados obtidos pelo NIR e os obtidos pelos métodos analíticos de referência mostraram coeficientes de correlação "r" iguais a 0,87; 0,83; 0,77; 0,70, respectivamente para os teores foliares de N e Si e argila e M.O. dos solos, indicando maior eficiência do NIR para análises foliares. Para os quatro tipos de análises, não há diferença entre os resultados das análises realizadas pelo método NIR daqueles realizados pelos métodos convencionais. O NIR possui grande potencial de uso nos laboratórios de solos e plantas para atender às exigências do mercado atual.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-01-27

How to Cite

ALVES SANTOS, G., BUENO PEREIRA, A. and KORNDÖRFER, G.H., 2010. Uso do sistema de análises por infravermelho próximo (NIR) para análises de matéria orgânica e fração argila em solos e teores foliares de silício e nitrogênio em cana-de-açúcar . Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 1. [Accessed23 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7030.

Issue

Section

Agricultural Sciences