Caracterização química e atividade inseticida do óleo essencial de Ageratum conyzoides L. sobre a lagarta-do-cartucho do milho Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera: noctuidae)

Authors

  • Rafaela Karin Lima Universidade Federal de Lavras
  • Maria das Graças Cardoso Universidade Federal de Lavras
  • Jair Campos Moraes Universidade Federal de Lavras
  • Milene Aparecida Andrade Universidade Federal de Lavras
  • Bruno Almeida Melo Universidade Federal de Lavras
  • Vanessa Gregório Rodrigues Universidade Federal de Lavras

Abstract

Os produtos naturais estão cada vez mais presentes na agricultura na forma de pós e extratos, uma vez que estes não persistem no meio ambiente e apresentam baixa toxicidade ao homem e aos insetos polinizadores. Os objetivos desta pesquisa foram identificar e quantificar o óleo essencial de folhas de mentrasto Ageratum conyzoides e avaliar sua toxicidade para a lagarta-do-cartucho do milho Spodoptera frugiperda. O óleo essencial foi obtido pela técnica "arraste a vapor d'água", utilizando-se um aparelho de Clevenger modificado e, posteriormente, submetido à análise por cromatografia em fase gasosa acoplada a um espectrômetro de massas CG-EM e CG. Verificou-se que o componente majoritário do óleo essencial de A. conyzoides foi o precoceno (87,0%). No teste de ingestão de seções de folha de milho tratadas, o óleo essencial apresentou atividade inseticida para a lagarta, causando mortalidade acima de 70%, a partir da concentração de 0,5%.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-01-27

How to Cite

LIMA, R.K., CARDOSO, M. das G., MORAES, J.C., ANDRADE, M.A., MELO, B.A. and RODRIGUES, V.G., 2010. Caracterização química e atividade inseticida do óleo essencial de Ageratum conyzoides L. sobre a lagarta-do-cartucho do milho Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera: noctuidae) . Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 1, pp. 1–5. [Accessed28 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7024.

Issue

Section

Agricultural Sciences