Quantificação da produção do mel de Scaptotrigona aff. depilis (Hymenoptera, Apidae, Apinae) do município de Luiz Antônio, São Paulo, Brasil

Authors

  • Daniela Yumi Yamamoto Fac.de Medicina de Ribeirão Preto, USP
  • Ivan Paulo Akatsu Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/ USP
  • Ademilson Espencer Egea Soares Fac.de Medicina de Ribeirão Preto, USP

Keywords:

meliponicultura, mel, meliponíneos, Scaptotrigona, produção

Abstract

O desenvolvimento da meliponicultura no Brasil vem sendo apoiado devido ao sabor diferenciado do mel dessas abelhas, sendo este produto muito utilizado na cura de inúmeras doenças. Além disso, o manejo dessas abelhas sem ferrão tem proporcionado a complementação de renda dos meliponicultores. Em função desse desenvolvimento, o presente trabalho teve como objetivo quantificar a produção de mel de Scaptotrigona aff. depilis. Foram realizados dois tratamentos: a influência do período do ano sobre a produção de mel; e a produção de mel de cada colônia. A análise do primeiro teste sugeriu que não há influência do período do ano sobre a produção de mel. O segundo tratamento sugeriu que as colônias produzem quantidades diferentes de mel, porém, ao analisá-las, duas a duas, verificou-se que um dos pares analisados é responsável pela produção diferencial entre as colônias, e a análise dos outros pares indica que as colônias produzem a mesma quantidade de mel. Há indícios para se afirmar que há variabilidade genética nessa espécie devido à produção diferencial; e que a produção poderia ser maior se houvesse o manejo de tais abelhas. O mel de meliponíneos tem um valor de comercialização considerável e a produção de Scaptotrigona aff. depilis é comparável à produção de outras espécies de abelhas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-12-05

How to Cite

YAMAMOTO, D.Y., AKATSU, I.P. and EGEA SOARES, A.E., 2007. Quantificação da produção do mel de Scaptotrigona aff. depilis (Hymenoptera, Apidae, Apinae) do município de Luiz Antônio, São Paulo, Brasil. Bioscience Journal [online], vol. 23. [Accessed26 July 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6833.