Incidência e severidade de septoriose (Septoria passiflorae sydow) em mudas de 48 genotipos de maracujazeiro azedo, sob casa de vegetação no Distrito Federal

Authors

  • Paulo Afonso de Oliveira Bueno UnB
  • Jose Ricardo Peixoto UnB
  • Nilton Tadeu Vilela Junqueira Embrapa-Cerrados
  • Jean Kleber de Abreu Mattos UnB

Keywords:

Septoria passiflorae, Passiflora edulis, Resistencia, genotipos

Abstract

O maracujazeiro é atacado por diversos patógenos, entre eles o fungo Septoria passiflorae, causador da septoriose. Objetivando-se analisar a reação de genótipos de maracujá azedo a septoriose, foi conduzido um experimento com mudas, em casa de vegetação, na Estação Biológica da Universidade de Brasília, em blocos casualizados com quatro repetições e 6 plantas por parcela, testando-se 48 genótipos. A inoculação do patógeno foi feita por aspersão na planta com, suspensão contendo concentração de 5,0 x 106 esporos/ml, produzidos em meio de cultura. Foram feitas duas avaliações, com intervalos de 25 dias. As plantas foram avaliadas de acordo com a escala de notas de 1 a 4, sendo 1 para Plantas sem sintomas; 2 - Lesões esparsas nas folhas; 3 - Lesões coalescendo tomando mais de 25 % do limbo foliar; 4 - Planta com desfolha. Houve diferenças significativas entre os genótipos para todos os parâmetros avaliados. Destacaram-se os genótipos MAR 20-09, MAR 20-53 e MAR 20-60, como mais resistentes a septoriose em condições de cultivo protegido, enquanto os genótipos MAR 20-43, MAR 20-39 e MAR 20-01 foram os mais suscetíveis.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-08-06

How to Cite

AFONSO DE OLIVEIRA BUENO, P., RICARDO PEIXOTO, J., TADEU VILELA JUNQUEIRA, N. and KLEBER DE ABREU MATTOS, J., 2007. Incidência e severidade de septoriose (Septoria passiflorae sydow) em mudas de 48 genotipos de maracujazeiro azedo, sob casa de vegetação no Distrito Federal. Bioscience Journal [online], vol. 23, no. 2. [Accessed5 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6679.

Issue

Section

Artigos