Substratos para a producao dos porta-enxertos para pereiras 'Taiwan Nashi-C' e 'Taiwan Mamenashi' (Pyrus calleryana Dcne.)

Authors

  • Rafael Pio IAC
  • Edvan Alves Chagas IAC
  • Wilson Barbosa IAC
  • Fernando Antonio Campo Dall' Orto IAC
  • Guilherme Signorini Esalq-Usp
  • Marco Antonio Tecchio IAC

Keywords:

Pyrus calleryana Dcne., Propagacao, Enxertia

Abstract

O objetivo do presente trabalho foi verificar a influência de diferentes substratos no desenvolvimento de seedlings dos porta-enxertos 'Taiwan Nashi-C' e 'Taiwan Mamenashi' para pereiras. Sementes dos referidos porta-enxertos foram extraídas de frutos maduros no início do mês de maio, lavadas em água corrente, secas a sombra por 48 h e estratificadas a frio por 21 dias. Em seguida, foram semeadas em bandejas de isopor de 72 células (capacidade de 120 cm3/célula), contendo a vermiculita como substrato e após 60 dias, quando os seedlings apresentavam aproximadamente 10 cm de comprimento, foram transplantados para sacos plásticos (capacidade de 3 L), contendo diferentes misturas de substratos: S1 - 20% areia, 40% solo e 40% esterco de curral curtido; S2 - 40% areia, 20% solo e 40% esterco; S3 - 40% areia, 40% solo e 20% esterco; S4 - 60% areia, 20% solo e 20% esterco; S5 - 20% areia, 60% solo e 20% esterco. Os seedlings permaneceram em viveiro telado (sombrite 50%), sendo irrigados periodicamente. A cada 30 dias, foram coletados a altura e o diâmetro médio e no final da quinta avaliação (após 150 dias do transplantio), coletou-se a massa seca média do sistema radicular, da brotação e total. Concluiu-se que não houve diferença entre os substratos; após sete meses do final da estratificação os porta-enxertos já se apresentavam aptos a serem enxertados; o porta-enxerto 'Taiwan Mamenashi' apresentou maior comprimento e massa seca média das raízes.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-08-06

How to Cite

PIO, R., ALVES CHAGAS, E., BARBOSA, W., ANTONIO CAMPO DALL’ ORTO, F., SIGNORINI, G. and ANTONIO TECCHIO, M., 2007. Substratos para a producao dos porta-enxertos para pereiras ’Taiwan Nashi-C’ e ’Taiwan Mamenashi’ (Pyrus calleryana Dcne.). Bioscience Journal [online], vol. 23, no. 2. [Accessed28 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6663.

Issue

Section

Artigos