Estrutura espacial de Duguetia furfuracea (A. St.-Hil.) Benth. & Hook. (Annonaceae) e os fatores condicionantes em um campo-cerrado no municipio de Caiaponia, GO, Brasil

Authors

  • Matheus de Souza Lima-Ribeiro UCG

Keywords:

Ecologia de populacoes, Estruturacao populacional, Distribuicao espacial agregada, Planalto Central brasileiro.

Abstract

Vários fatores ambientais são responsáveis pela estruturação das populações vegetais e animais, influenciando sua dinâmica ao longo do tempo e espaço. O presente estudo tem por objetivo identificar a estrutura espacial de D. furfuracea (Annonaceae) em um Campo-Cerrado na região sudoeste do estado de Goiás. Foram demarcadas 165 parcelas de 3x3 m (9 m2), totalizando 1.485 m2 de área amostrada. Para detectar o padrão espacial da população, foram utilizadas a Distribuição de Poisson (para padrão aleatório) e a Distribuição Binomial Negativa (para padrão agregado), bem como a razão variância/média (I), o coeficiente de Green (Ig) e o índice de Morisita padronizado (Ip). O tamanho médio dos agrupamentos foi obtido através da variância entre parcelas, por meio dos métodos TTLQV e PQV. Foi detectado um padrão de distribuição espacial agregado na população de D. furfuracea (G = 45,54, g.l. = 8, p < 0,001 para o modelo de Poisson e G = 11,14, g.l. = 8, p = 0,3878 para o modelo Binomial Negativo), com grupos apresentando raio médio de 30 m, porém com índices de dispersão relativamente baixos (I = 1,94, d = 7,17, Ig = 0,002 e Ip = 0,501). Isso deve-se às diferenças ambientais observadas no local, ao tipo de dispersão das sementes e à preferência de D. furfuracea pelo substrato modificado por ação de cupins.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-08-06

How to Cite

DE SOUZA LIMA-RIBEIRO, M., 2007. Estrutura espacial de Duguetia furfuracea (A. St.-Hil.) Benth. & Hook. (Annonaceae) e os fatores condicionantes em um campo-cerrado no municipio de Caiaponia, GO, Brasil. Bioscience Journal [online], vol. 23, no. 2. [Accessed28 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6632.

Issue

Section

Artigos