Efeito de metabólitos produzidos por Trichoderma spp. sobre o índice mitótico em células das pontas de raízes de Allium cepa

Authors

  • Anderson Rossi de Aguiar UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Daniele Aguiar UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Solange Bosio Tedesco UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Antonio Carlos Ferreira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v31n3a2015-23292

Keywords:

Allium cepa, Divisão celular, Microrganismos, Teste vegetal, Trichoderma spp.

Abstract

Microrganismos do solo produzem metabólitos importantes para a produção de compostos biologicamente ativos. Dentre estes microrganismos, as espécies de trichoderma (Trichoderma spp.) possuem a capacidade de produzir metabólitos. A promoção do desenvolvimento de plantas por trichoderma pode estar relacionada, entre outros fatores, ao estimulo à multiplicação celular, através da produção de hormônios, entre outros. O método de avaliação do índice mitótico em raízes de Allium cepa é validado pelo Programa Internacional de Segurança Química (IPCS, OMS) e o Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) como um eficiente teste para análise e monitoramento in situ. O objetivo do estudo foi selecionar cepas e produtos biológicos comerciais de trichoderma, utilizados no controle biológico de fitopatógenos que promovam o aumento do índice mitótico em células de pontas de raízes pelo sistema teste de A. cepa. Foram utilizadas cepas de Trichoderma harzianum (2B2, 2B22, 2B12); Trichoderma viride (TSM1, TSM2, C1) e os produtos biológicos comerciais de trichoderma, Agrotrich® e Trichodermil®. Os bulbos de Allium cepa foram arranjados em dez tratamentos (quatro repetições por tratamento), oito com metabólitos de cepas de Trichoderma spp. e dois controles na ausência de metabólitos. A contagem das células ocorreu na região meristemática, onde foram contadas 500 células por bulbo em cada uma das lâminas. Foram observadas as células em interfase, prófase, metáfase, anáfase e telófase, com auxílio de microscópio ótico com a objetiva de 40X. Foram contadas as células de cada uma das fases do ciclo celular estudadas, após calculou-se os índices mitóticos. A análise estatística dos dados foi realizada pelo teste c2 (Qui-quadrado), com probabilidade de 5%, pelo programa estatístico BioEstat 4.0. Os tratamentos T1, T3 e T4 (metabólitos das cepas 2B2, 2B12 e C1 de trichoderma, respectivamente) apresentaram os maiores números de células para as fases prófase, metáfase, anáfase e telófase e alcançaram os maiores IM (c2= 5.45 a= 0.05), (c2= 5.0 a= 0.05) e (c2= 3.92 a= 0.05), respectivamente. O tratamento controle T10 (meio líquido BD), apresentou o maior número de células em interfase, e o menor nas fases da divisão celular. O teste com raízes de Allium cepa possibilita selecionar cepas de trichoderma que induzem o aumento do índice mitótico em pontas de raízes pela ação de metabólitos e apresenta variabilidade entre as cepas estudadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-01-07

How to Cite

AGUIAR, A.R. de, AGUIAR, D., TEDESCO, S.B. and SILVA, A.C.F. da, 2015. Efeito de metabólitos produzidos por Trichoderma spp. sobre o índice mitótico em células das pontas de raízes de Allium cepa . Bioscience Journal [online], vol. 31, no. 3. [Accessed25 May 2022]. DOI 10.14393/BJ-v31n3a2015-23292. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/23292.

Issue

Section

Biological Sciences