Ação de extratos de cinamomo sobre

Authors

  • Cristiane Mendes da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Renato Vasconcelos Botelho Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Cacilda Marcia Duarte Rios Faria Universidade Estadual do Centro-Oeste

Keywords:

Vitis labrusca, santa-bárbara, lírio-da-índia, extratos vegetais, agroecologia, produção orgânica.

Abstract

Este trabalho teve como objetivo comparar quatro metodologias diferentes de preparo do extrato de cinamomo (Melia azedarach), sobre a germinação de Plasmopara viticola, fungo causador do míldio da videira. Nos experimentos avaliaram-se as concentrações de 0, 10, 20, 30, 40, 50 mL L-1 de extrato de frutos de cinamomo, secos e moídos, na proporção 1:10 m/v, além dos tratamentos padrões com calda bordalesa (1:1:100 m/m) e mancozebe (2,5 g p.c. L-1) para o experimento in vitro, e calda bordalesa para o experimento a campo. Entre as metodologias testadas, escolheu-se a de melhor desempenho para submetê-la a condições de campo, avaliando a ação desse extrato sobre a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD) do míldio da videira. A metodologia que apresentou um controle efetivo in vitro sobre a germinação de esporângios de P. viticola foi a infusão de pó de frutos com sementes secos e moídos por 15 minutos, apresentando reduções de 62 a 70%. Em condições de campo, todas as concentrações do extrato aquoso de cinamomo por infusão foram tão eficientes quanto o tratamento padrão com calda bordalesa, em que não se diferiram estatisticamente e, verificaram uma redução de 55 a 64% da severidade do míldio da videira.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristiane Mendes da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp - Campus Experimental de Registro (2008) e Mestrado em Agronomia, área de concentração em Produção Vegetal, pela Universidade Estadual do Centro - Oeste (2011). Atualmente está cursando Doutorado em Proteção de Plantas pela Universidade Estadual de Maringá. Atua principalmente nos seguintes temas: diagnose e controle de doenças de plantas, uva, banana, míldio e antracnose da videira, sigatoka negra da bananeira, monitoramento da sigatoka negra, controle alternativo e biológico, extrato aquoso de cinamomo.

Renato Vasconcelos Botelho, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/Botucatu (1993), mestrado em Agronomia (Horticultura) pela FCA-UNESP/Botucatu(1996) e doutorado em Agronomia (Horticultura) pela FCA-UNESP/Botucatu (2002). Desenvolveu projeto de Pós-Doutorado na seção de Fruticultura do Instituto Agronômico de Campinas (2003).

Cacilda Marcia Duarte Rios Faria, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1986) e doutorado (2003) em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professor Adjunto B da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO, Departamento de Agronomia). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade, atuando principalmente nos seguintes temas: fitopatologia, nematóides, controle biológico, controle alternativo e educação ambiental.

Published

2014-05-12

How to Cite

SILVA, C.M. da, BOTELHO, R.V. and FARIA, C.M.D.R., 2014. Ação de extratos de cinamomo sobre . Bioscience Journal [online], vol. 30. [Accessed16 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18246.

Issue

Section

Agricultural Sciences