Atividade antioxidante e determinação de fenóis totais, carotenoides, betacarotenos, licopeno e zinco em variedades branca, amarela e rosada de Manihot esculenta Crantz

Authors

  • Regildo M. G. Silva Universidade Estadual Paulista
  • Patrícia Aparecida Figueiredo Universidade Estadual Paulista
  • Erika Cosendey Toledo de Mello Peixoto Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Luciana Pereira Silva Fundação Educacional do Município de Assis

Abstract

Existem variedades de mandioca que apresentam compostos como os carotenoides, beta-caroteno, licopeno e minerais importantes para a saúde humana e animal. O presente estudo avaliou a atividade antioxidante das variedades branca, amarela e rosada de Manihot esculenta, por meio de teste de DPPH e pela atividade quelante de íons ferro. Além disso, o conteúdo de fenóis totais, carotenoides, beta-caroteno, licopeno e zinco também foram determinados. Utilizando o teste de DPPH foi possível verificar que os extratos de amostras cozidas apresentaram maior atividade antioxidante (89,53% - rosada) em comparação com as amostras frescas (1,97% - branca). Para o teste de atividade quelante de íons ferro, a maior atividade foi encontrada para o extrato da variedade rosada cozida (63,43%) e a menor foi do extrato da amarela in natura (17,34%) a amostra branca não apresentou atividade. A maior concentração de fenóis e de zinco foi obtida para o extrato da variedade rosada cozida 136,12 mg EAG/g de extrato e 0,811 ppm, respectivamente, na concentração de 1000 μg/mL. A variedade rosada apresentou também maior quantidade de pigmentos, incluindo carotenoides (29,40 μg/g); beta-caroteno (9,14 μg/100g) e licopeno (68,92%). De acordo com os resultados obtidos no presente estudo, foi possível concluir que as variedades amarela e rosada de M. esculenta, apresentam quantidades de compostos fenólicos e minerais suficientes para atribuir a atividade antioxidante, podendo assim, contribuir para diminuir os danos oxidativos e serem utilizadas como nutracêuticos ou diretamente ingeridas na dieta para manter a boa saúde.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-02-20

How to Cite

SILVA, R.M.G., FIGUEIREDO, P.A., PEIXOTO, E.C.T. de M. and SILVA, L.P., 2014. Atividade antioxidante e determinação de fenóis totais, carotenoides, betacarotenos, licopeno e zinco em variedades branca, amarela e rosada de Manihot esculenta Crantz . Bioscience Journal [online], vol. 30, no. 2, pp. 556–564. [Accessed7 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18222.

Issue

Section

Biological Sciences