Produção e composição morfológica do capim-tanzânia fertilizado com nitrogênio nas estações do ano

Authors

  • Bruno Shigueo Iwamoto UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Ulysses Cecato
  • Ossival Lolato Ribeiro
  • Gracielle Caroline Mari
  • Edmar Pauliqui Peluso
  • Túlio Otávio Jardim D Lins

Keywords:

forragicultura, adubação nitrogenada, massa de forragem, Panicum maximum, razão folha, colmo

Abstract

O objetivo do trabalho foi avaliar a produção e os componentes morfológicos do capim-Tanzânia (Panicum maximum cv. Tanzânia), adubado com nitrogênio nas estações dos anos, sob pastejo intermitente. Utilizou-se um delineamento em blocos ao acaso com parcelas subdivididas no tempo, com quatro repetições sendo os tratamentos: zero, 150, 300 e 450 kg de N ha-1 ano-1 e as estações do ano: outono, inverno e primavera de 2008 e verão de 2008/09. O maior acúmulo de matéria seca por corte foi obtido na maior dose de N e na primavera e verão. A adubação nitrogenada, especialmente quando em altas doses, proporciona as maiores porcentagens de lâmina foliar e colmo+bainha, porém com redução nas porcentagens de material morto. Independentemente da dose de N, maiores porcentagens de lâmina foliar e menores de material morto foram obtidas na primavera e verão. A maior porcentagem de colmo+bainha foi obtida principalmente no verão e outono. Elevadas doses de N associadas a intervalos menores de pastejo promovem uma maior produção do capim-Tanzânia sob lotação intermitente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bruno Shigueo Iwamoto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Universidade Estadual de Maringá Departamento de Zootecnia Programa de Pós-graduação em Zootecnia Pastagem e Forragicultura

Published

2014-02-12

How to Cite

IWAMOTO, B.S., CECATO, U., RIBEIRO, O.L., MARI, G.C., PELUSO, E.P. and LINS, T.O.J.D., 2014. Produção e composição morfológica do capim-tanzânia fertilizado com nitrogênio nas estações do ano . Bioscience Journal [online], vol. 30, no. 2. [Accessed22 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18078.

Issue

Section

Agricultural Sciences