Contenção farmacológica da jaguatirica, Leopardus pardalis, para coleta de sêmen, pela associação de tiletamina-zolazepam e xilazina

Authors

  • Renato Herdina Erdmann Universidade Federal do Paraná
  • Nei Moreira Universidade Federal do Paraná
  • Zalmir Silvino Cubas Itaipu Binacional
  • Wanderlei de Moraes Itaipu Binacional
  • Marcos José de Oliveira Itaipu Binacional
  • Marcisnei Luiz Zimmermann Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Robrigo Neca Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Marcel Henrique Blank Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Helber Daniel Parchen Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Abstract

Foram avaliados os efeitos anestésicos da associação de cloridrato de tiletamina (7 mg/kg), cloridrato de zolazepam (7 mg/kg) e cloridrato de xilazina (1 mg/kg), doses calculadas para peso estimado, aplicados por via intramuscular profunda para a contenção farmacológica de machos de jaguatirica, (Leopardus pardalis. Linnaeus, 1758) (Felidae), submetidos à coleta de sêmen por eletroejaculação. Quatro animais foram anestesiados em quatro a cinco ocasiões diferentes, com intervalo mínimo de 30 dias, totalizando 17 procedimentos. Em algumas ocasiões, quando a contenção farmacológica inicial não propiciava segurança para a manipulação do animal, foi necessária a aplicação complementar de anestésicos, sendo então administrada 1/3 da dose inicial, fato necessário em apenas três (17,64%) do total de procedimentos. Após a administração das drogas, foram monitorados durante 80 minutos parâmetros como frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura retal, miorrelaxamento e nocicepção. O período de latência foi de 3,56±0,55 minutos após a injeção e o tempo para recuperação foi de 169,60±12,37 minutos. Não foi evidenciada diferença estatística (p>0,05) entre os animais e os momentos avaliados para reações dolorosas, miorrelaxamento, bem como para os parâmetros: frequências respiratória e cardíaca e temperatura retal. A associação de tiletamina-zolazepam e xilazina, nas doses de 7mg/kg e 1mg/kg respectivamente, proporcionou uma boa qualidade anestésica, curto período de latência, bom período anestésico hábil e com segurança para a realização do procedimento de eletroejaculação nas jaguatiricas, com boa qualidade do sêmen obtido.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-11-13

How to Cite

ERDMANN, R.H., MOREIRA, N., CUBAS, Z.S., DE MORAES, W., DE OLIVEIRA, M.J., ZIMMERMANN, M.L., RIBEIRO, R.N., BLANK, M.H. and PARCHEN, H.D., 2013. Contenção farmacológica da jaguatirica, Leopardus pardalis, para coleta de sêmen, pela associação de tiletamina-zolazepam e xilazina . Bioscience Journal [online], vol. 29, pp. 1731–1737. [Accessed22 November 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18003.

Issue

Section

Biological Sciences