Demanda energética na colheita de híbridos de milho para silagem em função do estádio de maturidade e tamanho de partícula

Authors

  • Marco Aurélio Factori Universidade Estadual Paulista
  • Ciniro Costa Universidade Estadual Paulista
  • Paulo Roberto de Lima Meirelles Universidade Estadual Paulista
  • Paulo Roberto Arbex Silva Universidade Estadual Paulista
  • André Satoshi Seki Universidade Estadual Paulista
  • Marina Gabriela Berchiol da Silva Universidade Estadual Paulista

Abstract

O milho é a cultura mais utilizada para confecção de silagem. A eficiência do processo deve ser avaliada também pelos custos por kg de massa seca colhida (KgMS). O objetivo deste trabalho foi avaliar o consumo de energia na colheita de híbridos de milho para ensilagem em função da textura do híbrido, quatro maturidades de colheita e três tamanhos de partículas - Tp Foi utilizado um trator da marca Massey Ferguson, modelo MF 610 de 86 cv. Para colheita e corte da forragem, utilizou-se colhedora modelo JF92 Z10. Para obtenção dos dados de consumo de combustível (Cc) e tempo gasto para cada parcela utilizou-se um fluxômetro, instalado próximo ao filtro de combustível do trator. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado em esquema de parcelas subdivididas. Foi verificada interação tripla entre os fatores hibrido*estádio de colheita*Tp. A velocidade e deslocamento do trator foram diferentes para as maturidades para o híbrido de textura dura. O Cc horário para o híbrido dentado aumentou em maturidades mais precoces de colheita e em menores Tp. O consumo por kgMS foi menor em maturidades mais tardias, textura dentada e dura respectivamente. A potência teórica foi maior em maturidades mais precoces e o rendimento, foram maiores para o híbrido de textura dura nas mais avançadas. O Cc foi menor em maturidades tardias sendo que o híbrido de textura dura pode ser utilizado para silagem no que tange ao Cc e rendimento em maturidades mais tardias em maiores Tp.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-02-20

How to Cite

FACTORI, M.A., COSTA, C., MEIRELLES, P.R. de L., SILVA, P.R.A., SEKI, A.S. and SILVA, M.G.B. da, 2014. Demanda energética na colheita de híbridos de milho para silagem em função do estádio de maturidade e tamanho de partícula . Bioscience Journal [online], vol. 30, no. 2, pp. 363–371. [Accessed2 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17400.

Issue

Section

Agricultural Sciences