Efeito da ação decompositora da minhoca californiana (Lumbricus rubellus) na composição química de um fertilizante organomineral

Authors

  • Heliomar Baleeiro de Melo Júnior Universidade Federal de Uberlândia
  • Mariana Velasque Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Marta Andréia Domingues Universidade Federal de Uberlândia
  • Elias Nascentes Borges Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

Avaliou-se a ação decompositora de minhocas Californianas (Lumbricus rubellus) na composição química de um fertilizante organomineral produzido a partir da mistura em diferentes proporções de resíduos orgânicos não degradados do rúmen de bovinos (ROND), cama de frango de granja (CFG), calcário dolomítico (Cal D) e fertilizante mineral 4-14-8 granulado (FM). O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com nove tratamentos, constituídos de ROND; ROND + Cal D; ROND + Cal D + FM (quatro concentrações) e ROND + Cal D + CFG (três concentrações), em três repetições, os quais foram submetidos à vermicompostagem durante um período de 80 dias em condições controladas de umidade e temperatura. Entre as características químicas avaliadas, observou-se que o melhor efeito da utilização da cama de frango foi como fonte de P2O5, sendo que a disponibilidade de fósforo foi aumentada mediante a utilização da calagem. Entretanto, a calagem mostrou efeito significativo na redução do teor de nitrogênio no composto. A perda de nitrogênio foi observada em todos os tratamentos, sendo em menor grau no tratamento em que foram utilizados apenas resíduos de rúmen sob ação das minhocas. Quanto à utilização de matérias primas com relação C:N baixa, foi observado maiores perdas de nitrogênio, sendo recomendado acrescer à mistura materiais ricos em carbono. A utilização da vermicompostagem em conjunto com os demais materiais aplicados mostrou benefícios significativos na melhoria da composição química do fertilizante organomineral.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-03-30

How to Cite

MELO JÚNIOR, H.B. de, BORGES, M.V., DOMINGUES, M.A. and BORGES, E.N., 2012. Efeito da ação decompositora da minhoca californiana (Lumbricus rubellus) na composição química de um fertilizante organomineral . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 1, pp. 170–178. [Accessed3 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13279.

Issue

Section

Supplement 1 - XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo