Variabilidade genética de bactérias diazotróficas associadas a plantas de cana-de-açúcar capazes de solubilizar fosfato inorgânico

Authors

  • Luana Lira-Cadete Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Andreza Raquel Barbosa de Farias Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Andresa Priscila de Souza Ramos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Diogo Paes da Costa Universidade de São Paulo
  • Fernando José Freire Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Júlia Kuklinsky-Sobral Universidade Federal Rural de Pernambuco

Abstract

A cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância agrícola, nacional e mundial, requerendo grandes quantidades de fertilizantes nitrogenados e fosfatados. Além disso, apresenta associação com bactérias que podem promover o desenvolvimento vegetal. O objetivo deste trabalho foi selecionar bactérias diazotróficas, associadas a plantas de cana-de-açúcar, capazes de solubilizar fosfato inorgânico e avaliar a variabilidade genética bacteriana. Para tanto, foram avaliadas 68 linhagens bacterianas diazotróficas, endofíticas de folha e raiz e do rizoplano, de plantas de três variedades de cana-de-açúcar. A seleção de bactérias solubilizadoras de fosfato inorgânico foi realizada em meio sólido suplementado com fosfato insolúvel, sendo avaliado o índice de solubilização. A análise da variabilidade genética foi realizada pela técnica de BOX-PCR. Os resultados revelaram que 74% das linhagens diazotróficas foram capazes de solubilizar fosfato, apresentando índices de solubilização diferentes. Foi observado que o tecido vegetal e a variedade de cana influenciaram a interação entre bactérias diazotróficas solubilizadoras de fosfato e plantas de cana. O BOX-PCR revelou alta variabilidade genética entre as linhagens analisadas. Logo, conclui-se que as bactérias diazotróficas associadas a plantas de cana-de-açúcar avaliadas expressam a capacidade de solubilizar fosfato inorgânico e que algumas bactérias avaliadas pela técnica de BOX-PCR apresentam alta variabilidade genética.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-03-30

How to Cite

LIRA-CADETE, L., FARIAS, A.R.B. de, RAMOS, A.P. de S., COSTA, D.P. da, FREIRE, F.J. and KUKLINSKY-SOBRAL, J., 2012. Variabilidade genética de bactérias diazotróficas associadas a plantas de cana-de-açúcar capazes de solubilizar fosfato inorgânico . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 1, pp. 122–129. [Accessed10 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13248.

Issue

Section

Supplement 1 - XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo