Influência da salinidade sobre o crescimento e a produção de ácido indol acético de Burkholderia spp. endofíticas de cana-de-açúcar

Authors

  • Arthur Prudêncio de Araujo Pereira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Camila de Barros Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jessica Rafaella de Souza Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Andresa Priscila de Souza Ramos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Betânia Galvão Santos Freire Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Fernando José Freire Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Júlia Kuklinsky-Sobral Universidade Federal Rural de Pernambuco

Abstract

A cana-de-açúcar é uma fonte importante de alimento e bioenergia. Assim, o estudo da interação com bactérias endofíticas que fixam o nitrogênio atmosférico (FBN) e produzem o ácido indol acético (AIA) vem sendo amplamente explorado. Porém, devido à sensibilidade bacteriana, tanto a produção de AIA, como a FBN, podem sofrer o impacto de fatores edafoclimáticos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de diferentes concentrações de NaCl sobre o crescimento bacteriano, a FBN e a produção de AIA in vitro de linhagens bacterianas do gênero Burkholderia, isoladas endofiticamente de plantas de cana-de-açúcar, cultivadas no estado de Pernambuco. Para tanto, duas linhagens bacterianas endofíticas das espécies Burkholderia gladioli e B. heleia foram inoculadas em meio TSA (com L-triptofano) acrescido de cinco concentrações de NaCl: 0,1; 1; 10; 25 e 50 g.L-1 e incubadas sob agitação. O crescimento bacteriano e a produção de AIA foram avaliados através de um espectrofotômetro por 48 horas. Para o teste de fixação de nitrogênio, as linhagens foram inoculadas em meio LGI-P semi-sólido acrescido de cinco concentrações de NaCl: 0,1; 1; 10; 25 e 50 g.L-1 e incubadas a 28ºC por 10 dias. Foi possível observar que altas concentrações de NaCl influenciaram negativamente o crescimento bacteriano e a produção do AIA in vitro por B. glaidoli e B. heleia. E que, concentrações de NaCl acima de 25 g.L-1 inibiram a capacidade de fixar nitrogênio, de ambas as linhagens.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-03-30

How to Cite

PEREIRA, A.P. de A., SILVA, M.C. de B., OLIVEIRA, J.R. de S., RAMOS, A.P. de S., FREIRE, M.B.G.S., FREIRE, F.J. and KUKLINSKY-SOBRAL, J., 2012. Influência da salinidade sobre o crescimento e a produção de ácido indol acético de Burkholderia spp. endofíticas de cana-de-açúcar . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 1, pp. 112–121. [Accessed2 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13244.

Issue

Section

Supplement 1 - XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo