Padrão de ocorrência e abundância relativa da andorinha-doméstica-grande, Progne chalybea (Gmelin, 1789) (Passeriformes: hirundinidae), no campus da Universidade Estadual de Goiás, Iporá, Brasil

Authors

  • Luciana Alves da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Daniel Blamires Universidade Estadual de Goiás

Abstract

Atualmente existem poucos estudos no Brasil com espécies migratórias, tais como a andorinha-doméstica-grande Progne chalybea. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar padrões populacionais de ocorrência e abundância desta espécie no Campus da UEG de Iporá, no centro-oeste goiano, a partir de uma análise de significância entre três distintos turnos diários de amostragem, e da comparação da abundância relativa obtida com a precipitação mensal do município. A abundância relativa, medida pelo número de registros com os espécimes, foi amostrada em três turnos mensais de aproximadamente 20min ao amanhecer, ao meio-dia e ao anoitecer, respectivamente, entre agosto de 2008 a julho de 2009, sendo a pluviosidade média mensal de Iporá proveniente da literatura. A comparação da abundância relativa entre os turnos não demonstrou diferenças significativas (H2, 36= 4,303, p> 0,10), demonstrando a presença de uma agregação permanente no Campus, devido provavelmente a maior oferta de recursos alimentares e acentuado risco de predação na área de estudo, respectivamente. A correlação entre a abundância relativa e a precipitação média mensal não evidenciou uma flutuação sazonal significativa no número de indivíduos (rs= 0,07, p> 0,20, N= 12), demonstrando assim que, ao invés de migrarem, a agregação permanece no Campus durante todos os meses estudados. Este estudo demonstrou-se importante para elucidar aspectos da estrutura populacional de Progne chalybea numa localidade do centro-oeste goiano.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-02-28

How to Cite

SILVA, L.A. da and BLAMIRES, D., 2012. Padrão de ocorrência e abundância relativa da andorinha-doméstica-grande, Progne chalybea (Gmelin, 1789) (Passeriformes: hirundinidae), no campus da Universidade Estadual de Goiás, Iporá, Brasil . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 1, pp. 107–113. [Accessed5 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/11644.

Issue

Section

Biological Sciences