“Algo que tem raízes e voa”: o hibridismo musical na carreira discográfica da banda Tocaia da Paraíba

Autores/as

  • Francisco Didier Guedes Albuquerque Junior

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v26-n48-2024-75979

Palabras clave:

Tocaia da Paraíba, rock, hibridismo cultural

Resumen

Este artigo tem como objetivo historicizar a carreira discográfica da Tocaia da Paraíba, banda criada na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, em 1995. A partir dos discos Tocaia (2000) e Botando pra quebrar (2005), busca-se perceber como o grupo teceu representações sonoras, visuais e identitárias que hibridizaram o local e o global: local por meio das expressões musicais como o coco de roda, repente sertanejo e as bandas cabaçais, presenciadas na paisagem sonora do sertão paraibano; e global através do rock, agregando ideias de contestação e conexão com culturas e temáticas “universais”.

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Biografía del autor/a

Francisco Didier Guedes Albuquerque Junior

Doutorando em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista Capes. Autor do livro Canções e tensões apocalípticas: banda Conspiração Apocalipse e a eclosão do rock em Cajazeiras (1989-2005). Cajazeiras: publicação independente, 2024. 

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Publicado

2024-06-30

Cómo citar

Didier Guedes Albuquerque Junior, F. (2024). “Algo que tem raízes e voa”: o hibridismo musical na carreira discográfica da banda Tocaia da Paraíba. ArtCultura, 26(48), 80–97. https://doi.org/10.14393/artc-v26-n48-2024-75979

Número

Sección

Dossier - Veredas: Historia y Música Popular