“Algo que tem raízes e voa”: o hibridismo musical na carreira discográfica da banda Tocaia da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v26-n48-2024-75979Palavras-chave:
Tocaia da Paraíba, rock, hibridismo culturalResumo
Este artigo tem como objetivo historicizar a carreira discográfica da Tocaia da Paraíba, banda criada na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, em 1995. A partir dos discos Tocaia (2000) e Botando pra quebrar (2005), busca-se perceber como o grupo teceu representações sonoras, visuais e identitárias que hibridizaram o local e o global: local por meio das expressões musicais como o coco de roda, repente sertanejo e as bandas cabaçais, presenciadas na paisagem sonora do sertão paraibano; e global através do rock, agregando ideias de contestação e conexão com culturas e temáticas “universais”.
Downloads
Referências
<http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18404>.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BECK, Ulrich. O que é globalização?: equívocos do globalismo/resposta à globalização. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
BELLMAN, Jonathan. Indian resonances in the British Invasion, 1965-1968. The Jornal of Musicology, v. 15, n. 1, Oakland, 1997. Disponível em <https://doi.org/10.2307/763906>.
BRAGA, Elinaldo Menezes. Discursos e práticas de velhos pifeiros: a história da banda cabaçal Os Inácios. Dissertação (Mestrado em Letras) – UFPB, João Pessoa, 2009.
BRAGA, Elinaldo Menezes. Celebrações da vida: história e memória da Banda Cabaçal Os Inácios. Campina Grande: Edufcg, 2015.
BRAGA, Elinaldo Menezes. Professor Paccelli: dos sons e das letras. In: SOUZA, Francelino Soares (org.). Academia Cajazeirense de Artes e Letras/Acal: patronos e patronesses. João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora, 2019.
BRAGA, Elinaldo Menezes. “A música do começo do mundo”: caminhos e práticas educativas experienciadas pelos pifeiros de São José de Piranhas/Paraíba. Tese (Doutorado em Educação) – UFS, São Cristóvão, 2022.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003.
Carcará II” (Erivan Araújo), Tocaia da Paraíba. CD Tocaia. Estúdio Pindorama, 2000.
FENERICK, José Adriano. Do rock ‘n’ roll ao rock. In: Nas trilhas do rock: contracultura e vanguarda. Curitiba: Appris, 2021.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2019.
GIL, Gilberto. CD Parabolicamará. WEA, 1991.
LUSVARGHI, Luiza Cristina. A MTV no Brasil: a padronização da cultura na mídia eletrônica mundial. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – USP, São Paulo, 2002.
MENDONÇA, Luciana Ferreira Moura. Manguebeat: a cena, o Recife e o mundo. Curitiba: Appris, 2020.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, v. 23, n. 45, São Paulo, 2003.
PARANHOS, Adalberto. A música popular e a dança dos sentidos: distintas faces do mesmo. ArtCultura, n. 9, Uberlândia, jul.-dez. 2004.
PARANHOS, Adalberto. Chiclete com banana e com bacalhau: o rock nos dois lados do Atlântico. ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte, v. 19, n. 35, Uberlândia, jul.-dez. 2017.
PEGADO, Wandemberg. O rock nasce para todos. Produção independente, Cajazeiras, 2014, digital (35’29”).
ROCHA, Francisco Eugênio Paccelli Gurgel da. Caracterização macroespacial de sítios arqueológicos no Alto Sertão da Paraíba. Dissertação (Mestrado em História) – UFPE, Recife, 1998.
ROCHEDO, Aline do Carmo. Rock – a arte sem censura: as capas dos LPs do BRock dos anos 1980. Revista História, Imagens e Narrativas, n. 13, Rio de Janeiro, out., 2011.
SCHAFER, Raymond Murray. A afinação do mundo. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
SILVA, Erivan. Processo de pifanização da banda São Sebastião do sertão paraibano. Dissertação (Mestrado em Música) – UFPB, João Pessoa, 2008.
SILVA, Erivan. O protagonismo feminino no coco de roda paraibano: devires na conquista e defesa de territórios afrodiaspóricos. Tese (Doutorado em Música) – UFPB, João Pessoa, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.