“Algo que tem raízes e voa”: o hibridismo musical na carreira discográfica da banda Tocaia da Paraíba

Autores

  • Francisco Didier Guedes Albuquerque Junior

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v26-n48-2024-75979

Palavras-chave:

Tocaia da Paraíba, rock, hibridismo cultural

Resumo

Este artigo tem como objetivo historicizar a carreira discográfica da Tocaia da Paraíba, banda criada na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, em 1995. A partir dos discos Tocaia (2000) e Botando pra quebrar (2005), busca-se perceber como o grupo teceu representações sonoras, visuais e identitárias que hibridizaram o local e o global: local por meio das expressões musicais como o coco de roda, repente sertanejo e as bandas cabaçais, presenciadas na paisagem sonora do sertão paraibano; e global através do rock, agregando ideias de contestação e conexão com culturas e temáticas “universais”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Didier Guedes Albuquerque Junior

Doutorando em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista Capes. Autor do livro Canções e tensões apocalípticas: banda Conspiração Apocalipse e a eclosão do rock em Cajazeiras (1989-2005). Cajazeiras: publicação independente, 2024. 

Referências

<http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18404>.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BECK, Ulrich. O que é globalização?: equívocos do globalismo/resposta à globalização. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

BELLMAN, Jonathan. Indian resonances in the British Invasion, 1965-1968. The Jornal of Musicology, v. 15, n. 1, Oakland, 1997. Disponível em <https://doi.org/10.2307/763906>.

BRAGA, Elinaldo Menezes. Discursos e práticas de velhos pifeiros: a história da banda cabaçal Os Inácios. Dissertação (Mestrado em Letras) – UFPB, João Pessoa, 2009.

BRAGA, Elinaldo Menezes. Celebrações da vida: história e memória da Banda Cabaçal Os Inácios. Campina Grande: Edufcg, 2015.

BRAGA, Elinaldo Menezes. Professor Paccelli: dos sons e das letras. In: SOUZA, Francelino Soares (org.). Academia Cajazeirense de Artes e Letras/Acal: patronos e patronesses. João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora, 2019.

BRAGA, Elinaldo Menezes. “A música do começo do mundo”: caminhos e práticas educativas experienciadas pelos pifeiros de São José de Piranhas/Paraíba. Tese (Doutorado em Educação) – UFS, São Cristóvão, 2022.

BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003.

Carcará II” (Erivan Araújo), Tocaia da Paraíba. CD Tocaia. Estúdio Pindorama, 2000.

FENERICK, José Adriano. Do rock ‘n’ roll ao rock. In: Nas trilhas do rock: contracultura e vanguarda. Curitiba: Appris, 2021.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2019.

GIL, Gilberto. CD Parabolicamará. WEA, 1991.

LUSVARGHI, Luiza Cristina. A MTV no Brasil: a padronização da cultura na mídia eletrônica mundial. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – USP, São Paulo, 2002.

MENDONÇA, Luciana Ferreira Moura. Manguebeat: a cena, o Recife e o mundo. Curitiba: Appris, 2020.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, v. 23, n. 45, São Paulo, 2003.

PARANHOS, Adalberto. A música popular e a dança dos sentidos: distintas faces do mesmo. ArtCultura, n. 9, Uberlândia, jul.-dez. 2004.

PARANHOS, Adalberto. Chiclete com banana e com bacalhau: o rock nos dois lados do Atlântico. ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte, v. 19, n. 35, Uberlândia, jul.-dez. 2017.

PEGADO, Wandemberg. O rock nasce para todos. Produção independente, Cajazeiras, 2014, digital (35’29”).

ROCHA, Francisco Eugênio Paccelli Gurgel da. Caracterização macroespacial de sítios arqueológicos no Alto Sertão da Paraíba. Dissertação (Mestrado em História) – UFPE, Recife, 1998.

ROCHEDO, Aline do Carmo. Rock – a arte sem censura: as capas dos LPs do BRock dos anos 1980. Revista História, Imagens e Narrativas, n. 13, Rio de Janeiro, out., 2011.

SCHAFER, Raymond Murray. A afinação do mundo. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

SILVA, Erivan. Processo de pifanização da banda São Sebastião do sertão paraibano. Dissertação (Mestrado em Música) – UFPB, João Pessoa, 2008.

SILVA, Erivan. O protagonismo feminino no coco de roda paraibano: devires na conquista e defesa de territórios afrodiaspóricos. Tese (Doutorado em Música) – UFPB, João Pessoa, 2021.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Como Citar

Didier Guedes Albuquerque Junior, F. (2024). “Algo que tem raízes e voa”: o hibridismo musical na carreira discográfica da banda Tocaia da Paraíba. ArtCultura, 26(48), 80–97. https://doi.org/10.14393/artc-v26-n48-2024-75979

Edição

Seção

Dossiê – Veredas: História & Música Popular