“Something that has roots and flies”: musical hybridism in the recording career of the band Tocaia da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v26-n48-2024-75979Keywords:
Tocaia da Paraíba, rock, cultural hybridityAbstract
This article aims to historicize the recording career of Tocaia da Paraíba, a band created in the city of Cajazeiras, in the Alto Sertão da Paraíba, in 1995. Based on the albums Tocaia (2000) and Botando pra quebrar (2005), the aim is to understand how the group wove sound, visual and identity representations that hybridized the local and the global: local through musical expressions such as coco de roda, repente sertanejo and banda cabaçais, found in the soundscape of the sertão paraibano; and global through rock, adding ideas of contestation and connection with “universal” cultures and themes.
Downloads
References
<http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18404>.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BECK, Ulrich. O que é globalização?: equívocos do globalismo/resposta à globalização. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
BELLMAN, Jonathan. Indian resonances in the British Invasion, 1965-1968. The Jornal of Musicology, v. 15, n. 1, Oakland, 1997. Disponível em <https://doi.org/10.2307/763906>.
BRAGA, Elinaldo Menezes. Discursos e práticas de velhos pifeiros: a história da banda cabaçal Os Inácios. Dissertação (Mestrado em Letras) – UFPB, João Pessoa, 2009.
BRAGA, Elinaldo Menezes. Celebrações da vida: história e memória da Banda Cabaçal Os Inácios. Campina Grande: Edufcg, 2015.
BRAGA, Elinaldo Menezes. Professor Paccelli: dos sons e das letras. In: SOUZA, Francelino Soares (org.). Academia Cajazeirense de Artes e Letras/Acal: patronos e patronesses. João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora, 2019.
BRAGA, Elinaldo Menezes. “A música do começo do mundo”: caminhos e práticas educativas experienciadas pelos pifeiros de São José de Piranhas/Paraíba. Tese (Doutorado em Educação) – UFS, São Cristóvão, 2022.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003.
Carcará II” (Erivan Araújo), Tocaia da Paraíba. CD Tocaia. Estúdio Pindorama, 2000.
FENERICK, José Adriano. Do rock ‘n’ roll ao rock. In: Nas trilhas do rock: contracultura e vanguarda. Curitiba: Appris, 2021.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2019.
GIL, Gilberto. CD Parabolicamará. WEA, 1991.
LUSVARGHI, Luiza Cristina. A MTV no Brasil: a padronização da cultura na mídia eletrônica mundial. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – USP, São Paulo, 2002.
MENDONÇA, Luciana Ferreira Moura. Manguebeat: a cena, o Recife e o mundo. Curitiba: Appris, 2020.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, v. 23, n. 45, São Paulo, 2003.
PARANHOS, Adalberto. A música popular e a dança dos sentidos: distintas faces do mesmo. ArtCultura, n. 9, Uberlândia, jul.-dez. 2004.
PARANHOS, Adalberto. Chiclete com banana e com bacalhau: o rock nos dois lados do Atlântico. ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte, v. 19, n. 35, Uberlândia, jul.-dez. 2017.
PEGADO, Wandemberg. O rock nasce para todos. Produção independente, Cajazeiras, 2014, digital (35’29”).
ROCHA, Francisco Eugênio Paccelli Gurgel da. Caracterização macroespacial de sítios arqueológicos no Alto Sertão da Paraíba. Dissertação (Mestrado em História) – UFPE, Recife, 1998.
ROCHEDO, Aline do Carmo. Rock – a arte sem censura: as capas dos LPs do BRock dos anos 1980. Revista História, Imagens e Narrativas, n. 13, Rio de Janeiro, out., 2011.
SCHAFER, Raymond Murray. A afinação do mundo. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
SILVA, Erivan. Processo de pifanização da banda São Sebastião do sertão paraibano. Dissertação (Mestrado em Música) – UFPB, João Pessoa, 2008.
SILVA, Erivan. O protagonismo feminino no coco de roda paraibano: devires na conquista e defesa de territórios afrodiaspóricos. Tese (Doutorado em Música) – UFPB, João Pessoa, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.