O patrimônio industrial e o teatro: ocupações de galpões desativados utilizados para práticas cênicas em diferentes conformações espaciais

Autores/as

  • Evelyn Furquim Werneck Lima

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73170

Palabras clave:

patrimônio industrial, teatro, configurações espaciais

Resumen

O artigo propõe discutir práticas artísticas, em especial as teatrais, que têm se apropriado de estruturas industriais, portuárias, agrícolas e ferroviárias, partindo de ocupações de diferentes possibilidades espaciais em galpões industriais desativados de valor patrimonial. Tais ocupações buscam assegurar uma relação participativa entre palco e plateia e estabelecem papel relevante na fruição entre o corpo e o espaço, fora do edifício teatral específico. À luz da fundamentação teórica selecionada entre pesquisadores anglo- saxões que elaboram conceitos sobre o tema, tais como Marvin Carlson, Juliet Rufford e Andrew Filmer, a questão argumentativa deste recorte da pesquisa foi investigar como estruturas industriais vêm sendo apropriadas na cena brasileira como espaços de performance de distintas configurações.

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Biografía del autor/a

Evelyn Furquim Werneck Lima

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Pesquisadora do CNPq e da Faperj. Autora, entre outros livros, de Edifícios teatrais contemporâneos: impactos urbano- ambientais e sociais nas cidades. Rio de Janeiro: Contracapa/ Faperj, 2022. 

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Publicado

2023-12-30

Cómo citar

Furquim Werneck Lima, E. (2023). O patrimônio industrial e o teatro: ocupações de galpões desativados utilizados para práticas cênicas em diferentes conformações espaciais. ArtCultura, 25(47), 142–160. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73170

Número

Sección

Minidossier: Entre historia y teatro