Projeto e atitudes: os vinte e cinco anos de Bordas

Autores/as

  • Jerusa Pires Ferreira

Resumen

Ao fazer um levantamento de editoras, autores e livros populares, acredito que pude trazer uma colaboração concreta para se pensar o tema. Desse modo, cheguei à noção de cultura das bordas, que inclui vários segmentos do que compreende o universo do livro e da edição popular. Gradações e limites estiveram em questão, periferias urbanas, outros temas, circuitos não convencionais, imaginários recorrentes, conjunções inesperadas. O projeto Cultura das bordas, que define sem definir e nos leva a pensar, como disse antes, que bordas é uma poética cosmopolítica. Este breve depoimento sobre história da leitura e da edição pretende trazer à baila situações, tópicos, temas conceitos e trabalhos desenvolvidos durante a minha carreira e em desenvolvimento.

Palabras clave: cultura das bordas; cultura popular; história da edição.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jerusa Pires Ferreira

Livre-docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora, entre outros livros, de Cultura das bordas: edição, comunicação, leitura. Cotia: Ateliê, 2010.

Publicado

2016-05-06

Cómo citar

Ferreira, J. P. (2016). Projeto e atitudes: os vinte e cinco anos de Bordas. ArtCultura, 16(29). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/34262

Número

Sección

Minidossiê: História, Leitura & Cultura Midiática