A produção de sentido na mídia jornalística internacional

a cobertura dos discursos dos presidentes brasileiros na ONU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v7n2-2025-79451

Palavras-chave:

Discurso, Governamentalidade, ONU, Presidentes brasileiros

Resumo

Nesta discussão, objetiva-se analisar os discursos trabalhados pela mídia jornalística internacional em função da fala de presidentes brasileiros em edições da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Empreende-se uma leitura linguístico-discursiva das manchetes dos jornais The New York Times e The Guardian considerando a cobertura que esses veículos fazem dos discursos endereçados pelos ex-presidentes Lula, Dilma e Bolsonaro nos debates das Assembleias Gerais da entidade que aconteceram no interstício de seus respectivos mandatos presidenciais, os quais iniciaram, respectivamente, em 2003, 2011 e 2019. Essa discussão aborda o modo como as manchetes dos respectivos jornais alinham a dimensão histórica do dizer e movimentam vontades de verdade atreladas ao biopoder e à governamentalidade na medida em que inscrevem o acontecimento no espaço da visibilidade pública. Fundamentada no método arqueogenealógico, a presente discussão tem ancoragem teórica e metodológica nos estudos de Michel Foucault (2005a, 2005b, 2006a, 2006b, 2007, 2008a, 2008b) e considera as contribuições de autores que se debruçam sobre a mídia e a política. Os resultados apontam que o discurso endereçado na ONU adquire um revestimento social, o qual mantem-se constitutivamente atrelado a práticas discursivas de afirmação que dizem a política e o governo como máximas da representação coletiva e da atenção à vida da população.

Biografia do Autor

  • Antonio Genário Pinheiro dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    É professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com estágio doutoral na University of Georgia, em colaboração com o Latin American and Caribbean Studies Institute/LACSI – UGA/USA. Mestre em Letras, Especialista em Língua Inglesa e Graduado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Linguísticas Diferenciadas da UFRN e membro do Grupo de Pesquisa do Discurso da UERN (GRED). Coordenador local do Instituto Ágora/Inglês na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS). Editor-gerente da Revista Saridh - Periódico Eletrônico do Curso de Letras da FELCS/UFRN. Atualmente realiza estudos sobre mídia e discurso, atuando na área de Letras, com ênfase no ensino de Inglês como Língua Estrangeira e desenvolvendo pesquisas na área de Análise do Discurso. 

  • Carlos Piovezani, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    É professor associado do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É coordenador dos Grupos de pesquisa Laboratório de Estudos do Discurso e Análise do discurso e História das ideias linguísticas. Membro do conselho editorial de vários periódicos especializados e da Editora da ABRALIN. Suas pesquisas tratam da história da fala pública, do discurso político e de discursos da mídia. Entre suas publicações, se destacam as obras: A voz do povo: uma longa história de discriminações (Vozes), A linguagem fascista (Hedra), O discurso e as emoções (Parábola), História da fala pública (Vozes), Discurso e (pós)verdade (Parábola), Le discours et le texte: Saussure en héritage (L'Harmattan), Legados de Michel Pêcheux (Contexto), Presenças de Foucault na Análise do discurso (EdUFSCar) e Verbo, Corpo e Voz (Editora UNESP). Foi professor convidado na EHESS/Paris e professor visitante na Universidade de Buenos Aires (UBA).

Referências

ANGENOT, Mark. A teoria do discurso social: espírito do tempo e recorte sincrônico da história. In: O discurso social e as retóricas da incompreensão: consensos e conflitos na arte de (não) persuadir. Organização e apresentação Carlos Piovezani. São Carlos: EdUFSCar, 2015, p. 47-72.

COURTINE, Jean-Jacques. Discurso e imagens: para uma arqueologia do imaginário. In: SARGENTINI, V.; CURCINO, L.; PIOVEZANI, C. (Orgs.). Discurso, semiologia e história. São Carlos: Claraluz, 2011, p. 145-162.

COURTINE, Jean-Jacques. A voz do povo, a fala pública, a multidão e as emoções na aurora da era das massas. In: COURTINE, J.-J.; PIOVEZANI, C. (Orgs.). História da fala pública: uma arqueologia dos poderes do discurso. Petrópolis: Vozes, 2015, p. 261-289.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2007.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005a.

FOUCAULT, Michel. Sobre a Arqueologia das Ciências. Resposta ao Círculo de Epistemologia. In: Ditos e Escritos II. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005b, p. 82-118.

FOUCAULT, Michel. A governamentalidade. In: Ditos e Escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a, p. 281-305.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006b.

FOUCAULT, Michel. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

GINZBURG, Carlos. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

GOMES, Wilson. A transformação da política na era da comunicação. São Paulo: Paulus, 2004.

GOMES, Mayra Rodrigues. Poder no Jornalismo: discorrer, disciplinar, controlar. São Paulo: Hacker Editores, 2003.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – BRASIL. Sobre a ONU. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br. Acesso em: 2 jan. 2025.

PIOVEZANI, Carlos. Política midiatizada e mídia politizada: fronteiras mitigadas na pós-modernidade. In: GREGOLIN, M. R. (Org.). Discurso e mídia: a cultura do espetáculo. São Carlos: Claraluz, 2003, p. 49-64.

PIOVEZANI, Carlos. Verbo, corpo e voz: dispositivos de fala pública e produção de verdade no discurso político. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

PIOVEZANI, Carlos. Sons e sentidos na análise do discurso: os signos da voz à luz da semiologia histórica. In: SARGENTINI, Vanice.; CURCINO, Luzmara.; PIOVEZANI, Carlos. Discurso, semiologia e história. São Carlos: Claraluz, 2011, p. 127-141.

PIOVEZANI, Carlos. Os riscos de apenas escutar as repetições hegemônicas e de não ouvir as diferenças dissidentes. In: ANGENOT, M. O discurso social e as retóricas da incompreensão: consensos e conflitos na arte de (não) persuadir. Organização e apresentação Carlos Piovezani. São Carlos: EdUFSCar, 2015, p. 9-24.

PIOVEZANI, Carlos. Efeitos de verdade: a retórica eleitoral de Bolsonaro. In: CURCINO, L.; SARGENTINI, V.; PIOVEZANI, C. (Orgs.). Discurso e (pós)verdade. São Paulo: Parábola, 2021, p. 155-187.

PIOVEZANI, Carlos; DAGATTI, Mariano. Retórica antilógica, hegemonia discursiva e argumentação no pensamento de Marc Angenot. In: PIRES, E. L.; GRÁCIO, R. A. (Orgs.). Introdução às teorias da argumentação. Pontes Editores: São Paulo, 2023, p. 184-208.

PLANALTO. Biblioteca da Presidência da República. Disponível em: https://sistema.planalto.gov.br/sophia/. Acesso em 6 fev. 2025.

PUECH, Christian. A emergência da noção de “discurso” na França: Foucault, Pêcheux leitores de Saussure. In: PIOVEZANI, C.; CURCINO, L.; SARGENTINI, V. (Orgs.). Presenças de Foucault na Análise do Discurso. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 23-53.

SENADO FEDERAL. Manual de comunicação da Secom. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/glossario/lide. Acesso em: jan. 2025.

SENELLART, Michel. As artes de governar: do regimen medieval ao conceito de governo. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2006.

THE NEW YORK TIMES. O presidente brasileiro, uma vez tido como azarão, relata um presente brilhante. Economia Global. 19 dez. 2003. Disponível em: https://www.nytimes.com/2003/12/19/world/brazil-s-president-once-a-dark-horse-describes-a-bright-present.html?searchResultPosition=2. Acesso em: 2 fev. 2025.

THE NEW YORK TIMES. Um líder resiliente faz propaganda do potencial do Brasil na agricultura e nos biocombustíveis. Economia Global. 23 set. 2007. Disponível em: https://www.nytimes.com/2007/09/23/world/americas/23lula.html?searchResultPosition=2. Acesso em: 2 fev. 2025.

THE NEW YORK TIMES. A líder brasileira adia visita de estado a Washington após a espionagem. Américas. 17 set. 2013. Disponível em: https://www.nytimes.com/2013/09/18/world/americas/brazils-leader-postpones-state-visit-to-us.html?searchResultPosition=29. Acesso em: 3 fev. 2025.

THE NEW YORK TIMES. Dilma Rousseff do Brasil pede comprometimento na redução das emissões de gases do efeito estufa. Américas. 27 set. 2015. Disponível em: https://www.nytimes.com/2015/09/29/world/americas/dilma-rousseff-brazil-united-nations-general-assembly.html. Acesso em: 3 fev. 2025.

THE NEW YORK TIMES. O que aconteceu na Assembleia Geral da ONU? Notícias. 24 set. 2019. Disponível em: https://www.nytimes.com/2019/09/24/world/united-nations-general-assembly-recap.html. Acesso em: 4 fev. 2025.

THE NEW YORK TIMES. Não vacinado e desafiador, Bolsonaro rejeita a crítica no seu discurso na ONU. Américas. 21 set. 2021. Disponível em: https://www.nytimes.com/2021/09/21/world/americas/bolsonaro-covid-vaccine-un.html?searchResultPosition=9. Acesso em: 4 fev. 2025.

THE GUARDIAN. A presidenta brasileira: a vigilância norte-americana é uma quebra da ‘lei internacional’. Notícias. 24 set. 2003. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2013/sep/24/brazil-president-un-speech-nsa-surveillance. Acesso em: 5 fev. 2025.

THE GUARDIAN. Os sonhos de Lula para o Brasil estão atrasados enquanto as realidades de poder batem à porta. Notícias. 31 dez. 2003. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2003/dec/31/brazil.davidmunk. Acesso em: 5 fev. 2025.

THE GUARDIAN. O presidente brasileiro diz que ‘gringos’ devem pagar pela proteção da Amazônia. Notícias. 27 nov. 2009. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2009/nov/27/lula-gringos-pay-protect-amazon. Acesso em: 5 fev. 2025.

THE GUARDIAN. A presidenta brasileira distribui conselhos econômicos a David Cameron. Notícias. 28 set. 2012. Disponível em: https://www.theguardian.com/politics/2012/sep/28/dilma-rouseff-david-cameron-stimulating-growth. Acesso em: 5 fev. 2025.

THE GUARDIAN. Jair Bolsonaro diz que uma mídia desonesta e sensacionalista está cobrindo as queimadas na Amazônia. Notícias. 24 set. 2019. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2019/sep/24/jair-bolsonaro-says-deceitful-media-hyping-amazon-wildfires. Acesso em: 5 fev. 2025.

THE GUARDIAN. Bolsonaro promete mostrar um novo Brasil, mas seu discurso ‘cheio de mentiras’ na ONU não surte efeitos. Notícias. 21 set. 2021. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2021/sep/21/jair-bolsonaro-brazil-un-speech. Acesso em: 5 fev. 2025.

THOMPSON, John Brookshire. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis/RJ: Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

A produção de sentido na mídia jornalística internacional: a cobertura dos discursos dos presidentes brasileiros na ONU. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 242–270, 2025. DOI: 10.14393/HTP-v7n2-2025-79451. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/79451. Acesso em: 31 mar. 2026.