Ensino em perspectiva discursiva

o podcast e seus efeitos de sentido

Autores

  • Edjane Gomes de Assis Universidade Federal da Paraíba - UFPB https://orcid.org/0000-0003-1656-1112
  • Ana Maria Nunes dos Santos Clemente Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v6n1-2024-72590

Palavras-chave:

Discurso, Ensino, Diálogos, Disciplina

Resumo

As políticas educacionais passaram por significativas transformações conforme os modelos governamentais em diálogo com as demandas sociais. No campo dos estudos do discurso são emblemáticas as contribuições de teóricos que nos convidam a repensar nossa prática enquanto sujeitos formadores, pois “o que é afinal um sistema de ensino senão uma ritualização da palavra [...] senão a constituição de um grupo doutrinário ao menos difuso?”. (Foucault, 2000. p. 44). À luz da Análise do discurso, na esteira de teóricos como Pêcheux, Foucault, Courtine, dentre outros articuladores do discurso em práticas sociais contemporâneas, nosso artigo compreende um relato de experiência vivenciada em uma escola pública de Fortaleza/CE em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Seguindo as diretrizes da BNCC e outros documentos norteadores, utilizamos o gênero podcast em que provocamos uma reflexão sobre um tema complexo presente na prática cotidiana dos alunos – a questão do bullying. Sendo assim, buscamos um alinhamento de conceitos essenciais como: sujeito, poder, disciplina e suas aplicações no ensino. Consideramos, portanto, que os processos de ensino funcionam como dispositivos disciplinas, mas que devem ter como principal objetivo o contínuo exercício de formação cidadã do sujeito em pleno processo de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edjane Gomes de Assis, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora da Educação Básica da rede pública de Fortaleza/CE. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino da Universidade Federal da Paraíba. Atua na linha de pesquisa: Teoria Linguística e Métodos.

Ana Maria Nunes dos Santos Clemente, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL - UFPB). É professora Adjunta do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL) da Universidade Federal da Paraíba, Campus I - João Pessoa. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino da UFPB, atuando na língua de pesquisa Teoria Linguística e Métodos. Pós-Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Líder do grupo de pesquisa: Discurso, Ensino e suas Interfaces.

Referências

ALUNO morto após agressão em escola paulista queria defender amigos de bullying, diz mãe. UOL. 2024. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2024/04/29/aluno-morto-apos-agressao-em-escola-paulista-queria-defender-amigos-de-bullying-diz-mae.htm. Acesso em 11 jun. 2024.

BRASIL. Governo Federal do Brasil. Constituição Federal de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 1 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 1 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum curricular. Brasília, 2018.

CLEMENTE, Ana Maria Nunes dos Santos (org.). Projeto Podcast: Papo de escola. Prefeitura Municipal de Fortaleza, 2024 (Circulação interna. Não disponível).

COURTINE, Jean-Jacques. O medo na era da ansiedade. In: CORBIN, A., COURTINE, J.-J., VIGARELLO, G. (org.). História das emoções: 3. Do final do século XIX até hoje. Tradução Maria Ferreira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

COURTINE, Jean-Jacques. Decifrar o corpo. Pensar com Foucault. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 6. ed. Edições Loyola, São Paulo, 2000.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização, Introdução e Revisão Técnica de Roberto Machado. 21. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2005.

LUIZ, Lúcio; ASSIS, Pablo. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010.

MALTA, Deborah Carvalho et al. Bullying nas escolas brasileiras: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2009. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 3065-3076, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000800011

VILLARTA-NEDER, Marco Antonio; FERREIRA, Helena Maria. O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula. Letras, n. 1, p. 35-55, 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/2176148539579

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

GOMES DE ASSIS, E.; NUNES DOS SANTOS CLEMENTE, A. M. Ensino em perspectiva discursiva: o podcast e seus efeitos de sentido. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 33–54, 2024. DOI: 10.14393/HTP-v6n1-2024-72590. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/72590. Acesso em: 1 set. 2024.