Ensino em perspectiva discursiva
o podcast e seus efeitos de sentido
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v6n1-2024-72590Palavras-chave:
Discurso, Ensino, Diálogos, DisciplinaResumo
As políticas educacionais passaram por significativas transformações conforme os modelos governamentais em diálogo com as demandas sociais. No campo dos estudos do discurso são emblemáticas as contribuições de teóricos que nos convidam a repensar nossa prática enquanto sujeitos formadores, pois “o que é afinal um sistema de ensino senão uma ritualização da palavra [...] senão a constituição de um grupo doutrinário ao menos difuso?”. (Foucault, 2000. p. 44). À luz da Análise do discurso, na esteira de teóricos como Pêcheux, Foucault, Courtine, dentre outros articuladores do discurso em práticas sociais contemporâneas, nosso artigo compreende um relato de experiência vivenciada em uma escola pública de Fortaleza/CE em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Seguindo as diretrizes da BNCC e outros documentos norteadores, utilizamos o gênero podcast em que provocamos uma reflexão sobre um tema complexo presente na prática cotidiana dos alunos – a questão do bullying. Sendo assim, buscamos um alinhamento de conceitos essenciais como: sujeito, poder, disciplina e suas aplicações no ensino. Consideramos, portanto, que os processos de ensino funcionam como dispositivos disciplinas, mas que devem ter como principal objetivo o contínuo exercício de formação cidadã do sujeito em pleno processo de desenvolvimento.
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Referências
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