Discursos, poderes e resistências

uma análise arquegenealógica do escudo da seleção brasileira de futebol feminino

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/HTP-v8n1-2026-79560

Mots-clés :

Discursos, Futebol de mulheres, Poderes, Resistências

Résumé

O presente artigo propõe investigar a emergência de um novo escudo para a seleção brasileira de futebol feminino, compreendendo-o como um acontecimento discursivo a partir da perspectiva desenvolvida pelos Estudos Discursivos Foucaultianos. Busca-se evidenciar como condições históricas específicas autorizam a produção de um escudo sem estrelas para essa modalidade esportiva e como essa produção discursiva se caracteriza como uma prática de resistência de atletas que visam promover a existência de uma modalidade própria. Para tanto, a pesquisa discute as relações de saber-poder que, ao longo da história do Brasil, consolidaram a ideia de um futebol hegemônico na medida em que invalidavam o funcionamento dos diversos futebóis, dentre eles, o futebol de mulheres. Além disso, exploramos como esse exercício de poder faz eclodir práticas de resistência que produzem novos discursos e consolidam novos saberes. A partir da análise de enunciados divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em seu perfil no Instagram, buscamos evidenciar como a adoção desse novo escudo se configura como uma (des)continuidade histórica que marca as disputas em torno do futebol no Brasil.

Biographie de l'auteur-e

  • Jacyane Dantas de Sousa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING / UFPB); bolsista CAPES; integrante do grupo de pesquisa Observatório do Discurso.

Références

BONFIM, Aira. Futebol Feminino no Brasil: entre, festas, circos e subúrbios. São Paulo: Aurora, 2023.

BRASIL. Decreto-lei nº 3.199, de 14 de abril de 1941. Estabelece as bases de organização dos desportos em todo o país. Disponível em:https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-3199-14-abril-1941-413238-publicacaooriginal-1-pe.html . Acesso em: 10 maio 2024.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.

DAMATTA, Roberto (org.). Universo do Futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982.

DOSSE, François. História do estruturalismo: o canto do cisne, de 1967 a nossos dias. Tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Unesp, 2018.

FERNANDES, Cleudemar Alves. Discurso e sujeito em Michel Foucault. São Paulo: Intermeios, 2012.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. O Sujeito e o Poder. In: RABINOV, P.; DREYFUS, H. Michel Foucault: uma Trajetória Filosófica - para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 229-249.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução Lura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. Estratégia, poder-saber/Michel Foucault. Coleção Ditos & Escritos IV. Organização e seleção de textos de Manoel Barros da Motta; tradução Vera Lúcia Avellar Ribeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008a.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977 - 1978). Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FOUCAULT, Michel. Resposta a uma questão. In: FOUCAULT, M. Repensar a política. Coleção ditos e escritos VI. Organização de Manoel Barros da Motta; tradução Ana Lúcia Paranhos Pessoa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, p. 1-25.

GUEDES, Simone Lahud. Sentidos, significados e rede de relações em torno do futebol: exemplos analíticos. In: GIGLIO, S. S.; PRONI, M. W. (eds.). O futebol nas ciências humanas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2020. DOI: https://doi.org/10.7476/9786586253467.0017

HAAG, Fernanda Ribeiro. “O futebol não foi profissional comigo, mas eu fui com ele”: o futebol como trabalho para as mulheres no Brasil (1983-2023). 2023. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-29012024-140050/. Acesso em: 27 ago. 2025.

NAVARRO, Pedro. Estudos discursivos foucaultianos: questões de método para análise de discursos. Revista Moara, n. 57, v. 1, ago.-dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.18542/moara.v1i57.9682.

REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. Tradução Maria do Rosário Gregolin,

Nilton Milanez, Carlo Piovezani. São Carlos: Claraluz, 2005.

VEYNE, Paul. Foucault. Seu pensamento, sua pessoa. Tradução Marcelo Jacques de Morais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

WISNIK, José Miguel. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Téléchargements

Publié

2026-05-26

Comment citer

Discursos, poderes e resistências: uma análise arquegenealógica do escudo da seleção brasileira de futebol feminino. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 167–183, 2026. DOI: 10.14393/HTP-v8n1-2026-79560. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/79560. Acesso em: 26 mai. 2026.