Resenha da obra Introdução à biopolítica de Michel Foucault e seus desdobramentos na contemporaneidade, de Mozart Linhares da Silva
DOI :
https://doi.org/10.14393/HTP-v8n1-2026-78614Mots-clés :
Biopolítica, Michel Foucault, Neoliberalismo, Necropolítca, Análise do DiscursoRésumé
Esta resenha analisa criticamente a obra "Introdução à biopolítica de Michel Foucault e seus desdobramentos na contemporaneidade" de Mozart Linhares da Silva (2024). A investigação examina como o autor articula os conceitos foucaultianos sobre poder disciplinar e biopolítica com análises contemporâneas de Giorgio Agamben e Achille Mbembe. O trabalho traça a genealogia das transformações do poder desde o modelo soberano até as modalidades disciplinar e biopolítica, demonstrando como a modernidade desenvolveu tecnologias de governo que operam através da gestão calculada da vida populacional. Particular atenção é dedicada aos desdobramentos da biopolítica no neoliberalismo, evidenciando como a racionalidade econômica permeia todas as dimensões da existência social. A obra explora o racismo de Estado e as práticas eugênicas, desde as formulações clássicas até as manifestações contemporâneas da "nova-genia". Silva incorpora as contribuições de Agamben sobre vida nua e estado de exceção, bem como o conceito de necropolítica de Mbembe, mostrando como a gestão biopolítica articula-se com políticas de morte. A análise estabelece diálogos críticos com Maria do Rosário Gregolin sobre metodologia arqueogenealógica, Alfredo Veiga-Neto sobre governamentalidade neoliberal e Wendy Brown sobre a corrosão democrática. As considerações finais abordam o fenômeno do neoliberalismo fascista contemporâneo, oferecendo ferramentas conceituais valiosas para a análise do discurso e a compreensão crítica do presente político.
Références
AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
BROWN, Wendy. Undoing the Demos: Neoliberalism's Stealth Revolution. New York: Zone Books, 2015. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt17kk9p8
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso dado no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos e duelos. São Carlos: Claraluz, 2004.
LOCKMANN, Kamila. Prefácio. In: SILVA, M. L. Introdução à biopolítica de Michel Foucault e seus desdobramentos na contemporaneidade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. p. 11-18.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018.
SILVA, Mozart Linhares da. Introdução à biopolítica de Michel Foucault e seus desdobramentos na contemporaneidade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024.
VEIGA-NETO, Alfredo. Governamentalidades, neoliberalismo e educação. In: CASTELO BRANCO, G.; VEIGA-NETO, A. (Org.). Foucault: filosofia & política. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 37-52.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Laura Colli Gon 2026

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.


