Construções discursivas sobre o feminino em charges sobre o filme Barbie (2023)
DOI :
https://doi.org/10.14393/HTP-v7n1-2025-77009Mots-clés :
Barbie, Representação do feminino, Análise do discurso, Charge, MulherRésumé
Este artigo investiga a representação do feminino em duas charges relacionadas ao filme Barbie (2023), criadas pelos artistas Sponholz e Quinho. Sob o quadro teórico da Análise do Discurso Francesa, o objetivo é analisar como as charges, utilizando humor e estereótipos de gênero, abordam o papel da mulher em um contexto de entretenimento que tem sido considerado como conteúdo voltado ao público feminino, abordando questões sociais e políticas. A partir da leitura das duas charges, foram selecionadas sequências discursivas, em busca da compreensão de como é abordado o papel da mulher e como é representada sua busca por um objeto de consumo cultural. Os resultados apresentam que ambas as charges, embora diferentes em formatos e narrativas, projetam a mulher como consumidora passiva e associam a interesses fúteis, superficiais, como se o desejo de assistir a um filme estivesse em contraste com problemas sociais graves que são apresentados pelos homens. A partir da análise discursiva, o artigo discute de que forma a perpetuação de estereótipos de gênero e o fortalecimento de uma formação discursiva patriarcal diminui o papel feminino e reforça os papéis tradicionais. As charges analisadas criticam o consumo de entretenimento que foi considerado como direcionado às mulheres, refletindo uma visão limitada e estigmatizada do feminino.
Références
BBC NEWS BRASIL. Greta Gerwig: a diretora que levou 'Barbie' a atingir US$ 1 bi em bilheteria. [S.l.], 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/clj5xlppr8ko.
CYRRE, Magda Regina Lourenço. Gestos de leitura de cartuns: o processo eleitoral brasileiro contemporâneo como espetáculo. 2015. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
EXAME. Oscar 2024: mesmo indicado, ator de 'Barbie' critica Academia; saiba o motivo. [S.l.], 2024. Disponível em: https://exame.com/pop/oscar-2024-mesmo-indicado-ator-de-barbie-critica-academia-saiba-o-motivo/
INDURSKY, Freda. Unicidade, desdobramento, fragmentação: a trajetória da noção de sujeito em Análise do Discurso. In: MITTMANN, S.; CAZARIN, E.; GRIGOLETTO, E. (Orgs.). Práticas discursivas e identitárias: sujeito e língua. Porto Alegre: UFRGS, 2008, p. 9-33.
NARVAZ, Martha Giudice; KOLLER, Sílvia Helena. Famílias e patriarcado: da prescrição normativa à subversão criativa. Psicologia & Sociedade, v. 18, n. 1, p. 49–55, jan. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822006000100007
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso; uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1988.
RAVELLI, Quinho. Charge 2738. Ângelo Rigon, 2023. Disponível em: https://angelorigon.com.br/2023/07/23/charge-2738/.
RODRÍGUEZ-ALCALÁ, Carolina; SILVA SOBRINHO, Helson Flávio da. Condições de produção do discurso: a relação entre a língua e sua exterioridade na dialética materialista. In: GRIGOLETTO, E. et al. Trajetos de sujeitos e sentidos: discurso, história, revolução. Campinas: Pontes, 2023, p. 57-69.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. In: HOLLANDA, H. B. de (Org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019, p. 49-82. Disponível em: https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/direitos-humanos/direitos-das-mulheres/obras_digitalizadas/heloisa-buarque-de-hollanda-pensamento-feminista_-conceitos-fundamentais-bazar-do-tempo-_2019_.pdf.
SPONHOLZ, Roque. Filas e filas. Viver é perigoso, 2023. Disponível em: https://www.vivereperigoso.com.br/2023/07/filas-e-filas.html
VINE, Sarah. Barbie is every girl’s gateway drug to a life of self-loathing. Daily Mail, 22 jul. 2023. Disponível em: https://www.dailymail.co.uk/debate/article-12302731/SARAH-VINE-Barbie-girls-gateway-drug-life-self-loathing.html
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Aléxia Maria Lopes de Souza 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.


