Construções discursivas sobre o feminino em charges sobre o filme Barbie (2023)
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v7n1-2025-77009Palavras-chave:
Barbie, Representação do feminino, Análise do discurso, Charge, MulherResumo
Este artigo investiga a representação do feminino em duas charges relacionadas ao filme Barbie (2023), criadas pelos artistas Sponholz e Quinho. Sob o quadro teórico da Análise do Discurso Francesa, o objetivo é analisar como as charges, utilizando humor e estereótipos de gênero, abordam o papel da mulher em um contexto de entretenimento que tem sido considerado como conteúdo voltado ao público feminino, abordando questões sociais e políticas. A partir da leitura das duas charges, foram selecionadas sequências discursivas, em busca da compreensão de como é abordado o papel da mulher e como é representada sua busca por um objeto de consumo cultural. Os resultados apresentam que ambas as charges, embora diferentes em formatos e narrativas, projetam a mulher como consumidora passiva e associam a interesses fúteis, superficiais, como se o desejo de assistir a um filme estivesse em contraste com problemas sociais graves que são apresentados pelos homens. A partir da análise discursiva, o artigo discute de que forma a perpetuação de estereótipos de gênero e o fortalecimento de uma formação discursiva patriarcal diminui o papel feminino e reforça os papéis tradicionais. As charges analisadas criticam o consumo de entretenimento que foi considerado como direcionado às mulheres, refletindo uma visão limitada e estigmatizada do feminino.
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