Migrações do pensamento bakhtiniano nas lentes analíticas de Pampa Arán
resenha de “A herança de Bakhtin: reflexões e migrações (seleção de textos)”
DOI :
https://doi.org/10.14393/HTP-v6n2-2024-75475Mots-clés :
Estudos bakhtinianos, Resenha de livro, Tradução, Pampa Olga AránRésumé
O livro "A herança de Bakhtin: reflexões e migrações (seleção de textos)", de Pampa Olga Arán (in memoriam), traduzido por Nathan Bastos de Souza, trata-se da última publicação da professora e pesquisadora argentina que nos deixa um importante legado de contribuições para o campo dos estudos bakhtinianos, especialmente por meio do conceito de migração. O livro é composto por uma introdução de autoria do tradutor intitulada “Pampa Arán, leitora de Bakhtin”, “Apresentação à edição brasileira” de autoria de Arán e três seções, assim intituladas: “Primeira Parte: interseções e migrações”, “Segunda parte: categorias em discussão” e “Terceira Parte: uma entrevista sobre a herança de Bakhtin e outros temas” em que o tradutor entrevista a autora. A entrevista apresenta-se de modo especial, uma vez que contém perguntas sobre o próprio livro, o que a torna formidável para o(a) leitor(a) conhecer a visão teórica, analítica e humana de Pampa Arán.
Références
ARÁN, Pampa Olga. A herança de Bakthin: reflexões e migrações (seleção de textos). Tradução Nathan Bastos de Souza. Campinas: Mercado de Letras, 2024.
BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução Aurora Fornoni Bernardini et al. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
SOUZA, Nathan Bastos de. Pampa Arán, leitora de Bakhtin. In: ARÁN, Pampa Olga. A herança de Bakthin: reflexões e migrações (seleção de textos). Tradução Nathan Bastos de Souza. Campinas: Mercado de Letras, 2024, p. 7-14.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Grenissa Stafuzza 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.