Reflexões sobre a imagem no livro didático de língua estrangeira

Auteurs-es

  • Felipe Gonçalves Carneiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO https://orcid.org/0000-0001-8865-4022
  • João de Deus Leite Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

DOI :

https://doi.org/10.14393/HTP-v4n2-2022-65080

Mots-clés :

Discurso, Real, Unidade Dispersão

Résumé

Estamos interessados, neste artigo, na problematização do modo como a imagem se apresenta no livro didático de língua estrangeira; no caso, do livro de língua espanhola. À luz da Análise de Discurso francesa de base pecheutiana e orlandiana, estamos inscritos no pressuposto de que, entre o verbal e o imagético, há uma relação de (des)encaixe constitutivo. Nesse sentido, esse pressuposto deixa flagrar efeitos para o ensino e a aprendizagem de uma língua, em que verbal e imagético se apresentam como materialidade significante. Por mais que a análise empreendida se assente em um recorte discursivo do livro didático da primeira série do Ensino Médio, ele é representativo de um funcionamento mais amplo. Desse recorte, derivamos sequências discursivas verbais (SDV) e sequências discursivas imagéticas (SDI) para mostrarmos os efeitos de sentido que essa relação deixa entrever em termos de gestos de leitura. As análises apontam para o efeito de fechamento-textual da relação entre verbal e imagético. Contudo, na esteira da perspectiva discursiva, analisamos e problematizamos os pontos de dispersão a que esse efeito se inscreve.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Felipe Gonçalves Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Doutorando em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Araguaína.

João de Deus Leite, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Campus de Araguaína.

Références

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução Júlio Castañon Guimarães. – [ed. especial] - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015 [1980].

BRASIL. Ministério da Educação. Edital de convocação 04/2015 -CGPLI. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=39561-pnld-2018-edital-pdf&category_slug=maio-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 18 jan. 2023.

CAMPOS, Luciene Jung de. Imagens à deriva: interlocuções entre a Arte, a Psicanálise e a Análise do Discurso. Tese de Doutorado. Porto Alegre: Instituto de Letras/UFRGS, 2010.

CAPANEMA, Carla Almeida; VORCARO, Ângela Maria Resende. A condição do ser falante no nó borromeano. Estilos clin., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 388-405, maio-ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i2p388-405

CAVALLARI, Juliana Santana. Emergências subjetivas no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. In: PAYER, M. O.; CELADA, M. T. (Orgs.). Subjetivação e Processos de Identificação. Sujeitos e línguas em práticas discursivas – inflexões no ensino. Campinas: Pontes Editores, 2016, p. 147-165.

COIMBRA, Ludmila. Cercanía Joven: espanhol, 1º ano: ensino médio / Ludmila Coimbra, Luíza Santana Chaves; organizadora Edições SM. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2016. [Material de análise].

CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. 3. ed. Campinas: Pontes Editores, 2010.

COURTINE, Jean-Jacques. O tecido da memória: algumas perspectivas de trabalho histórico nas ciências da linguagem. Polifonia. Cuiabá, v. 12, n. 2, 2006.

COURTINE, Jean-Jacques. Discurso e imagens: para uma arqueologia do imaginário. In: PIOVEZANI, C.; CURCINO, L.; SARGENTINI, V. (Org.). Discurso, Semiologia e História. São Carlos: Claraluz, 2011.

COURTINE, Jean-Jacques. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Tradução Francisco Morás. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

DAVALLON, Jean. A imagem, uma Arte de Memória. In: ACHARD, P. et al. Papel da Memória. Tradução e introdução: NUNES, José Horta. Campinas, SP: Editora Pontes, 2015 [1983], p. 21-30.

FERNANDES, Carolina. A resistência da imagem: uma análise discursiva dos processos de leitura e escrita de textos visuais. Tese de Doutorado. Porto Alegre: Instituto de Letras/UFRGS, 2013.

FERNANDES, Carolina. O visível e o invisível da imagem: uma análise discursiva da leitura e da escrita de livros de imagens. Campinas: Mercado de Letras, 2017.

HENRY, Paul. A ferramenta imperfeita: língua, sujeito e discurso. Tradução Maria Fausta P. de Castro; com um posfácio de Oswald Ducrot. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2013 [1977].

JORDÃO, Aline Bedin; PETRI, Verli. No entremeio da Análise de Discurso e da Psicanálise: as bordas do real. Entremeio [Revista de Estudos do Discurso], Pouso Alegre (MG), v. 16. p. 133-147, jan.-jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.20337/ISSN2179-3514revistaENTREMEIOSvol16pagina133a147

JORGE, Marco Antônio Coutinho; FERREIRA, Nadiá Paulo. Lacan, o grande freudiano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

LACAN, Jacques. A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998 [1957]. p. 496-533.

LAGAZZI, Suzy Maria. A imagem como uma tecnologia política: o social sempre em questão. In: FARIA, J. P.; SANTANA, J. C.; NOGUEIRA, L. (Orgs.). Linguagem, arte e o político. Campinas: Pontes, 2020, p. 91-102.

LAGAZZI, Suzy Maria. A imagem em sua potência de captura simbólica. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 18, n. especial, p. 5890-5902, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e79657.

LEITE, João de Deus. Discursivizações sobre Ayrton Senna e certa representatividade de brasilidade. Dissertação de Mestrado. Uberlândia: UFU, 2010.

LONGO, Leila. Linguagem e psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

MALDIDIER, Denise. A inquietação do discurso. (Re)ler Michel Pêcheux hoje. Tradução Eni P. Orlandi. Campinas: Pontes Editores, 2017 [1989].

MARTINS, André Luiz Baptista; BERTOLDO, Ernesto Sérgio; LEITE, João de Deus; ARAÚJO, Nélio Martins. Documentos oficiais, Formação de professores de línguas e Subjetividade. Campinas: Pontes Editores, 2018.

MILNER, Jean Claude. Os nomes indistintos. Tradução Procópio Abreu. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2006 [1983].

MILNER, Jean Claude. O amor da língua. Tradução e notas Paulo Sérgio de Souza Júnior. Campinas: Editora da Unicamp, 2012 [1987].

ORLANDI, Eni Puccinelli. Efeitos do verbal sobre o não-verbal. Rua, Campinas, Labeurb, Nudecri, n. 1, p. 35-47, 1995. DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v1i1.8638914

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2007 [1992]. DOI: https://doi.org/10.7476/9788526814707

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas: Pontes, 2015.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do obvio. Tradução Eni Puccinelli Orlandi et al. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014a [1975].

PÊCHEUX, Michel. Só há causa daquilo que falha ou o inverno político francês: início de uma retificação. In: Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do obvio. Tradução Eni Puccinelli Orlandi et al. 5ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014 [1978], p. 269-281.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução Bethania S. Mariani et al. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014 [1969], p. 59-158.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento? Campinas, SP: Pontes Editores, 2015a [1983].

PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre et al. Papel da Memória. Tradução e introdução José Horta Nunes. Campinas: Editora Pontes, 2015b [1983], p. 43-51.

Téléchargements

Publié-e

2023-01-31

Comment citer

GONÇALVES CARNEIRO, F.; LEITE, J. de D. Reflexões sobre a imagem no livro didático de língua estrangeira. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 55–83, 2023. DOI: 10.14393/HTP-v4n2-2022-65080. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/65080. Acesso em: 23 juill. 2024.