Reflexões sobre a imagem no livro didático de língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v4n2-2022-65080Palavras-chave:
Discurso, Real, Unidade DispersãoResumo
Estamos interessados, neste artigo, na problematização do modo como a imagem se apresenta no livro didático de língua estrangeira; no caso, do livro de língua espanhola. À luz da Análise de Discurso francesa de base pecheutiana e orlandiana, estamos inscritos no pressuposto de que, entre o verbal e o imagético, há uma relação de (des)encaixe constitutivo. Nesse sentido, esse pressuposto deixa flagrar efeitos para o ensino e a aprendizagem de uma língua, em que verbal e imagético se apresentam como materialidade significante. Por mais que a análise empreendida se assente em um recorte discursivo do livro didático da primeira série do Ensino Médio, ele é representativo de um funcionamento mais amplo. Desse recorte, derivamos sequências discursivas verbais (SDV) e sequências discursivas imagéticas (SDI) para mostrarmos os efeitos de sentido que essa relação deixa entrever em termos de gestos de leitura. As análises apontam para o efeito de fechamento-textual da relação entre verbal e imagético. Contudo, na esteira da perspectiva discursiva, analisamos e problematizamos os pontos de dispersão a que esse efeito se inscreve.
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