O conceito de Identidade/Subjetividade e o processo de adoção de crianças indígenas no Mato Grosso do Sul

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/HTP-v3n2-2021-61237

Mots-clés :

Identidade Cultural, Povos Indígenas, Discurso

Résumé

A partir de um olhar discursivo, propomos selecionar notícias veiculadas na mídia relacionadas ao processo de adoção de crianças indígenas na cidade de Dourados, região do Mato Grosso do Sul. Devido às contradições e polêmica envolvendo esse tema, propomos refletir acerca dos sentidos de Identidade e Subjetivação tendo como aporte teórico para sustentar nossa análise os dizeres de autores que se filiam tanto à tendência discursiva de base Foucaultiana quanto Pecheutiana. Dialogamos também com os autores dos estudos culturais, tais como Stuart Hall (2006) e Katryn Woodward (2014). Nossa hipótese é de que os sentidos de Identidade cultural que aparecem em enunciados jornalísticos, os quais foram reportados tanto da FUNAI quanto da Vara da Infância e Juventude, não se sustentam, diante da problemática envolvendo os sujeitos indígenas “sobreviventes” na região do Mato Grosso do Sul. Nossas reflexões apontam para um entendimento de que o processo de Identidade/Subjetividade se marca pela cristalização de estereótipos e preconceitos.

 

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Biographie de l'auteur-e

Sílvia Mara de Melo, Universidade Federal da Grande Dourados ‒ UFGD

Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestrado em Letras (2004) e doutorado em Linguística e Filologia da Língua Portuguesa (2009), ambos pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara (2009). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Faculdade de Comunicação Artes e Letras (FACALE). Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nas áreas: análise do discurso, leitura e produção de textos, linguística. Integra o quadro de docentes do Programa de Pós-graduação em Letras da UFGD, área de Linguística e Transculturalidade; Estudos de Linguagem e Discurso.

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Publié-e

2021-11-10

Comment citer

DE MELO, S. M. O conceito de Identidade/Subjetividade e o processo de adoção de crianças indígenas no Mato Grosso do Sul. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 124–138, 2021. DOI: 10.14393/HTP-v3n2-2021-61237. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/61237. Acesso em: 22 déc. 2024.