Resenha de “Língua como linha de força do dispositivo colonial: os Gavião entre a aldeia e a universidade”
DOI :
https://doi.org/10.14393/HTP-v3n1-2021-58859Résumé
Trata-se de uma resenha da Tese de Doutorado de Flávia Marinho Lisbôa, defendida no Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, no ano de 2019. A pesquisa propõe uma reflexão sobre o papel da língua nas práticas sociodiscursivas da universidade, como instituição de materialização das normatividades hegemônicas do dispositivo colonial, para a permanência de alunos indígenas Gavião dos grupos Parkatejê, Akrãtikatejê e Kyikatjê na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Para tanto, a pesquisa filia-se à perspectiva teórica dos Estudos Pós-Coloniais (especialmente Walter Mignolo, Aníbal Quijano, Catherine Walsh e Àngel Rama) e da análise do discurso arquegenealógica de Michel Foucault.
Téléchargements
Références
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011.
LISBÔA, Flávia Marinho. Língua como linha de força do dispositivo colonial: os Gavião entre a aldeia e a universidade. 276f. 2019. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
MIGNOLO, Walter. Histórias Locais / Projetos Globais: Colonialidade, Saberes Subalternos e Pensamento Liminar. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
NEVES, Ivânia. Patrimônio Cultural Tembé-Tenetehara: terra indígena alto rio Guamá. Belém: Iphan-PA, 2015.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Identidade étnica, identificação e manipulação. Sociedade e Cultura, v. 6, n. 2, p. 117-131, 2003.
SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A Universidade no Século XXI: para uma Universidade Nova. Coimbra, 2008.
SANTOS, Lúcia dos. A evasão indígena no Ensino Superior: um estudo do caso do povo Gavião da Terra Indígena Mãe Maria. 88f. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) ‒ Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Lisboa, 2016.
TESCARI NETO, Aquiles. Resenha de GUERRA, Alessandra Regina. "Diacronia do grau de transparência do sistema de referência por expressão pronominal e desinencial do argumento-sujeito de 1a e 2a pessoas no português brasileiro". Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – UNESP, São José do Rio Preto, 2017, 170p. Revista Letras Escreve, Macapá, v. 9, n. 3, p. 107-112, 2º sem. 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.