Resenha de “Língua como linha de força do dispositivo colonial: os Gavião entre a aldeia e a universidade”
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v3n1-2021-58859Resumo
Trata-se de uma resenha da Tese de Doutorado de Flávia Marinho Lisbôa, defendida no Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, no ano de 2019. A pesquisa propõe uma reflexão sobre o papel da língua nas práticas sociodiscursivas da universidade, como instituição de materialização das normatividades hegemônicas do dispositivo colonial, para a permanência de alunos indígenas Gavião dos grupos Parkatejê, Akrãtikatejê e Kyikatjê na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Para tanto, a pesquisa filia-se à perspectiva teórica dos Estudos Pós-Coloniais (especialmente Walter Mignolo, Aníbal Quijano, Catherine Walsh e Àngel Rama) e da análise do discurso arquegenealógica de Michel Foucault.
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Referências
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