Resenha de “Língua como linha de força do dispositivo colonial: os Gavião entre a aldeia e a universidade”

Autores

  • Marcus Vinícius Da Silva Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima - UFRR / Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP http://orcid.org/0000-0003-3907-3277

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v3n1-2021-58859

Resumo

Trata-se de uma resenha da Tese de Doutorado de Flávia Marinho Lisbôa, defendida no Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém,  no ano de 2019. A pesquisa propõe uma reflexão sobre o papel da língua nas práticas sociodiscursivas da universidade, como instituição de materialização das normatividades hegemônicas do dispositivo colonial, para a permanência de alunos indígenas Gavião dos grupos Parkatejê, Akrãtikatejê e Kyikatjê na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Para tanto, a pesquisa filia-se à perspectiva teórica dos Estudos Pós-Coloniais (especialmente Walter Mignolo, Aníbal Quijano, Catherine Walsh e Àngel Rama) e da análise do discurso arquegenealógica de Michel Foucault.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius Da Silva, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima - UFRR / Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESp/Araraquara. Professor da Carreira do Magistério Federal do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima - CAp/UFRR.

Referências

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Publicado

2021-06-15

Como Citar

DA SILVA, M. V. Resenha de “Língua como linha de força do dispositivo colonial: os Gavião entre a aldeia e a universidade”. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 343–352, 2021. DOI: 10.14393/HTP-v3n1-2021-58859. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/58859. Acesso em: 23 dez. 2024.