“Sob o olho Dele”

técnicas do poder disciplinar na série The handmaid’s tale

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/HTP-v2n2-2020-57193

Mots-clés :

Poder, Disciplina, The handmaid’s tale

Résumé

The handmaid’s tale é uma série de televisão estadunidense de grande sucesso no Brasil. Baseada no romance homônimo da escritora canadense Margaret Atwood, publicado originalmente em 1985, a série foi lançada em 2017 e apresenta uma narrativa distópica que se passa em Gilead – lugar fictício em que se promove, em pleno século XXI, uma revolução teocrática. Partindo deste cenário e fazendo uso de fotogramas da série, este artigo tem por objetivo empreender uma análise dos instrumentos e das técnicas a partir das quais o poder disciplinar produz, no enredo distópico de The handmaid’s tale, corpos dóceis e, portanto, úteis ao sistema. Trata-se de identificar como se organiza um dispositivo de poder que, a partir de um Estado teocrático, normatiza os corpos com vistas à escravização sexual de mulheres férteis. Com este intuito, este artigo ancora-se na analítica do poder proposta por Michel Foucault, mais particularmente naquilo que concerne ao poder disciplinar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Thainá da Costa Lima, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduada em Letras – Português pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING-UFPB). Pesquisadora o grupo Observatório do discurso (CNPq).

Amanda Braga, Universidade Federal de Paraíba - UFPB

Professora Adjunta do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora do Observatório do discurso (UFPB) e do Grupo interinstitucional de estudos de discursos e resistências – GEDIR (UFPB/ UFU/ UFS/ USP/ UNICEP).

Références

ATWOOD, Margaret. O conto da Aia. Tradução Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução Roberto Machado. 22. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. O Sujeito e o poder. In: RABINOW, P.; DREYFUS, H. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 231-249.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Tradução Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução Raquel Ramalhete. 41. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. Tradução Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2018.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-29

Comment citer

DA COSTA LIMA, T. .; BRAGA, A. “Sob o olho Dele”: técnicas do poder disciplinar na série The handmaid’s tale. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 313–331, 2020. DOI: 10.14393/HTP-v2n2-2020-57193. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/57193. Acesso em: 24 nov. 2024.