“Sob o olho Dele”

técnicas do poder disciplinar na série The handmaid’s tale

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v2n2-2020-57193

Palavras-chave:

Poder, Disciplina, The handmaid’s tale

Resumo

The handmaid’s tale é uma série de televisão estadunidense de grande sucesso no Brasil. Baseada no romance homônimo da escritora canadense Margaret Atwood, publicado originalmente em 1985, a série foi lançada em 2017 e apresenta uma narrativa distópica que se passa em Gilead – lugar fictício em que se promove, em pleno século XXI, uma revolução teocrática. Partindo deste cenário e fazendo uso de fotogramas da série, este artigo tem por objetivo empreender uma análise dos instrumentos e das técnicas a partir das quais o poder disciplinar produz, no enredo distópico de The handmaid’s tale, corpos dóceis e, portanto, úteis ao sistema. Trata-se de identificar como se organiza um dispositivo de poder que, a partir de um Estado teocrático, normatiza os corpos com vistas à escravização sexual de mulheres férteis. Com este intuito, este artigo ancora-se na analítica do poder proposta por Michel Foucault, mais particularmente naquilo que concerne ao poder disciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thainá da Costa Lima, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduada em Letras – Português pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING-UFPB). Pesquisadora o grupo Observatório do discurso (CNPq).

Amanda Braga, Universidade Federal de Paraíba - UFPB

Professora Adjunta do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora do Observatório do discurso (UFPB) e do Grupo interinstitucional de estudos de discursos e resistências – GEDIR (UFPB/ UFU/ UFS/ USP/ UNICEP).

Referências

ATWOOD, Margaret. O conto da Aia. Tradução Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução Roberto Machado. 22. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. O Sujeito e o poder. In: RABINOW, P.; DREYFUS, H. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 231-249.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Tradução Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução Raquel Ramalhete. 41. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. Tradução Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

DA COSTA LIMA, T. .; BRAGA, A. “Sob o olho Dele”: técnicas do poder disciplinar na série The handmaid’s tale. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 313–331, 2020. DOI: 10.14393/HTP-v2n2-2020-57193. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/57193. Acesso em: 4 jan. 2025.