Turismo brasileiro
redes de poder e dispositivo da sexualidade em campanha publicitária
DOI :
https://doi.org/10.14393/HTP-v2n2-2020-55096Mots-clés :
Redes de poder, Dispositivo da sexualidade, Campanha publicitáriaRésumé
Análise de dois enunciados – do Estado de Alagoas e do Maranhão, que integram uma campanha publicitária, fomentada por órgãos governamentais brasileiros, em resposta a um pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, que incitou discursos sobre o “turismo sexual” no Brasil. Discute-se a ação do dispositivo da sexualidade, o poder como uma multiplicidade de correlações e os sistemas de dispersões, com foco na apropriação da imagem do corpo da mulher brasileira (FOUCAULT, 2009a; 2009b). Observa-se um campo de saber-poder com complexas ambiguidades, principalmente no que diz respeito ao que é lícito e o que é ilícito; lacunas, silêncios e silenciamentos, invisibilidades, possíveis negações, tabus e preconceitos.
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