Discurso, história e memória a partir do post “vende-se um filhote de bandido”

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/HTP-v1n2-2019-52108

Mots-clés :

Discurso, Ideologia, Racismo, Negro

Résumé

Este artigo tem como tema a discussão a respeito de uma publicação feita no Facebook, em 2016, conhecida como “vende-se um filhote de bandido”. Abordamos o corpus com base na Análise de Discurso pecheutiana, observando os conceitos:ideologia, interdiscurso, memória e efeitos de sentido. O objetivo foi traçar uma análise sobre o discurso produzido, as circunstâncias que possibilitaram seu aparecimento, bem como suas possibilidades de efeitos de sentido. Os enunciados da referida postagem foram destacados e relacionados a outros, coletados na mídia e em outras plataformas de publicação, de modo a perceber como os discursos anteriores foram recuperados de outras formações discursivas e realocados no post, sem, contudo, perder o caráter pejorativo e agressivo, ainda que em tom humorístico. Concluímos que o discurso em questão associa o sujeito negro ao criminoso, é fundamentado na aparência e no medo, originado de uma ideologia que o percebe como alguém perigoso.

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Bibliographies de l'auteur-e

Raquel Costa Guimarães Nascimento, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão ‒ UFG

Graduada em Letras pela UFG/Regional Catalão. Aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição.

Antônio Fernandes Júnior, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão ‒ UFG

Professor Doutor do curso de Graduação e Pós-graduação em Letras da UFG/Regional Catalão.

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Publié-e

2019-12-18

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COSTA GUIMARÃES NASCIMENTO, R.; FERNANDES JÚNIOR, A. Discurso, história e memória a partir do post “vende-se um filhote de bandido” . Revista Heterotópica, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 58–78, 2019. DOI: 10.14393/HTP-v1n2-2019-52108. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/52108. Acesso em: 26 déc. 2024.