Teoría y práctica de lectura

examen de conceptos, movimiento de saberes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v6n1-2024-72411

Palabras clave:

Ensino da leitura, Condições de produção da leitura, Teoria e prática de leitura, Oficina de leitura, Leitura e produção textual

Resumen

Apresentamos neste artigo o relato do trabalho em uma disciplina sobre ensino da leitura, que faz parte da estrutura curricular do curso de licenciatura em Letras de uma universidade federal. A disciplina propõe a leitura como objeto de reflexão teórica e pretende oferecer aos futuros docentes subsídios teóricos como suporte para a prática de leitura e para o seu ensino. Para isso, auxilia na construção de um referencial teórico sobre a prática da leitura que sustente o seu ensino, instiga a reflexão sobre os desafios do ensino da leitura e da produção textual, e propõe a elaboração de atividades de leitura e de produção. O relato descreve dois momentos de oferta da disciplina: nos semestres 2021/1 e 2023/1 e apresenta um conjunto de seis oficinas de leitura elaboradas pelas turmas. O relato é circunscrito, na introdução e no fechamento do artigo, pelo olhar discursivo materialista sobre a leitura e o ensino da leitura.

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Biografía del autor/a

Valéria de Cássia Silveira Schwuchow, Prefeitura de Gravataí - RS

Doutora em Estudos da Linguagem (UFRGS) e Mestra em Estudos Linguísticos (UFSM). Professora de Língua Portuguesa da rede de educação básica municipal.

Ezequiel Nunes Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando (bolsa CNPq) e Mestre em Estudos da Linguagem  (UFRGS). Professor de Língua Portuguesa da rede de educação básica municipal.

Solange Mittmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Estudos da Linguagem pela UFRGS. Professora titular da UFRGS e docente permanente do PPG Letras da UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa Discurso, arquivo, autoria e questões de gênero.

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Publicado

2024-07-29

Cómo citar

SILVEIRA SCHWUCHOW, V. de C.; NUNES PIRES, E.; MITTMANN, S. Teoría y práctica de lectura: examen de conceptos, movimiento de saberes. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 116–134, 2024. DOI: 10.14393/HTP-v6n1-2024-72411. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/72411. Acesso em: 1 sep. 2024.