Brazilian tourism

power networks and sexuality device in advertising campaign

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v2n2-2020-55096

Keywords:

Power Networks, Sexuality device, Advertising campaign

Abstract

Analyze of two assertions – the Alagoas and Maranhão states that incorporate an advertising campaign, fomented by Brazilian Governmental Body, in response to a president Jair Bolsonaro statement, that have incited discussion about the “sex tourism” in Brazil. It is discussed the sexuality device action, the power as correlation multiplicities, and the dispersion systems, focusing on the appropriation of the body image of Brazilian women (FOUCAULT, 2009a; 2009b). After, it can be observed a know-how field with complex ambiguities, specially concerning to what is licit and what is illicit; gaps, silence and silencing, invisibility, possible denials, taboos and prejudice.

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Author Biographies

Renata Kelen da Rocha, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM/CAPES).

Pedro Navarro, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Leciona no curso de Graduação e no programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. Doutorou-se em Lingüística e Língua Portuguesa pela UNESP de Araraquara, SP. Nessa mesma instituição atua como pesquisador do GEADA – Grupo de Estudos em Análise do Discurso de Araraquara, no qual desenvolve trabalhos que analisam a relação entre discurso, história e memória. Desde 1992, vem realizando pesquisas voltadas à produção de discursos determinados por sentidos advindos de lugares institucionais constituídos pelo pedagógico, pelo religioso e pelo midiático. Adota como dispositivo teórico-metodológico as noções e os conceitos erigidos pela Análise do Discurso francesa, a partir de uma perspectiva que considera o diálogo entre esse campo, a Filosofia e a História, representados, respectivamente, por Michel Pêcheux, Michel Foucault e Michel de Certeau. Sua contribuição no GEDUEM toma como objeto de investigação textos verbais e imagéticos que circulam na mídia brasileira, com a finalidade de analisar as práticas discursivas de produção de identidade do feminino e do masculino e os dispositivos de produção de subjetividades que incidem sobre esses sujeitos.

Marisa Corrêa Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Fez graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (orientada por Nelyse A. M. Salzedas) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (orientada por Suely F. V. Flory e co-orientada por Carlos Reis durante semestre em Coimbra). Tem pós-doutorado na Rutgers - the State University of New Jersey (com Phillip Rothwell, atualmente em Oxford). Hoje é professora associada no Departamento de Teorias Línguísticas e Literárias (DTL) da Universidade Estadual de Maringá. Sua experiência na área de Letras inclui as Literaturas brasileira e portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Helder Macedo, narrativa contemporânea, teoria do romance, personagem feminina. Também tem publicações contemplando Teoria Literária, poesia e leituras intersemióticas. É pioneira no Brasil na aplicação sistemática do materialismo lacaniano de Slavoj Zizek e de Alain Badiou na análise literária, bem como no desenvolvimento de metodologia para efetuar tal aplicação, publicando sobre o tema desde 2009. Atualmente, é vice-presidente da ANPOLL (gestão 2018-2020).

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Published

2020-12-29

How to Cite

ROCHA, R. K. da; NAVARRO, P.; CORRÊA SILVA, M. Brazilian tourism: power networks and sexuality device in advertising campaign. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 267–284, 2020. DOI: 10.14393/HTP-v2n2-2020-55096. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/55096. Acesso em: 24 nov. 2024.